A ABT voltou a surpreender-nos com uma versão "apimentada" de um Audi. Depois de "meter as mãos" nas carrinhas Audi RS4 e RS6, de modificar o SUV Audi SQ5 e o Audi RS5 Coupé, a preparadora alemã resolveu "atacar" o navio almirante da Audi, o novo Audi A8.
A versão escolhida para este projecto foi o Audi A8 TDI 3.0, que de série debita 286 cv. Já por si são números de potência generosos, mas a ABT quis ir mais longe e deu-lhe mais 44 cv, deixando-o com 330 cv e 650 Nm de binário máximo.
Este aumento de potência, que se deve à nova unidade de controlo do motor da ABT, permite que este "monstro" de 5,17 metros de comprimento se aproxime da vertente mais potente da gama actual do A8, o A8 TFSI de 340 cv.
A preparadora alemã não revelou os níveis de "performance" deste modelo, mas é natural que o registo dos 0 aos 100 km/h tenha sido melhorado. Recorde-se que este A8 TDI 3.0 de série passa dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e acelera até aos 250 km/h, um limite electrónico definido pela Audi.
Ao contrário do que sempre acontece, a ABT não fez alterações ao visual deste A8. A única coisa que notamos no exterior são as novas jantes desportivas de 22 polegadas em preto mate que ajudam a vincar o lado mais desportivo deste modelo.
Contudo, é de esperar que nos próximos meses a ABT continue a trabalhar em propostas para esta berlina de luxo, quer ao nível do desenho exterior quer ao nível da potência. Acreditamos que esteja a caminho uma proposta com mais de 400 cv…