Quantas vezes já ouviu comentar que os Audi "são todos iguais"… Claro que esta expressão é exagerada, mas há, de facto, uma linha de estilo seguida pelas várias gamas que, para os menos atentos, as torna por vezes de difícil distinção. Mas o patrão da marca dos anéis, Rupert Stadler, anuncia que esses tempos vão ficar para trás e que cada modelo da Audi passará a ter personalidade própria, destacando-se da restante gama.
Afinal, o presidente da Audi não só assumiu que os carros da sua marca têm sido todos muito semelhantes, como deu uma explicação. A ideia era tornar os carros dos quatro anéis mais facilmente reconhecíveis nos mercados emergentes, em especial na China. Mas agora que a Audi goza de grande popularidade por aquelas paragens, está na altura de mudar a estratégia, o que, aliás, já se começou a notar: o pequeno Q2 tem pouco a ver, visualmente, com os outros SUV da Audi; enquanto os novos A8 e A7 abraçam um novo estilo e com diferenças pronunciadas entre eles.
A gama de automóveis eléctricos permitirá que a Audi lance modelos com linhas totalmente distintas daquilo a que nos habituou e, segundo Stadler, a marca não irá desperdiçar a oportunidade. Graças à plataforma eléctrica MEB, esses modelos poderão ter as rodas bem nos cantos, com vãos muitos curtos e "capots" mais rebaixados. "Um ‘design’ que irá numa direcção diferente para criar um resultado globalmente mais atraente", promete o presidente da Audi.
Antes, porém, a maca de Ingolstadt ainda tem lançamentos muito importantes agendados para este ano, começando já com a nova geração do A6 que constituirá o primeiro teste a esta promessa de diferenciação entre as gamas: veremos se é cumprida e o novo A6 deixa de ser um A8 em ponto pequeno… Outras novidades a merecer destaque para este ano são o Q8, variante com ar mais desportivo do grande SUV Q7 (concorrente do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé) e ainda a renovação do mais compacto Q3.