O Humvee está a chegar ao fim da sua vida, depois de ter servido as forças militares dos Estados Unidos durante mais de 30 anos. Mas desengane-se quem pensa que este "monstro" não terá um herdeiro à altura. É que o seu sucessor oficial, o JLTV (de Joint Light Tactical Vehicle), é ainda mais incrível!
A herança é muito pesada, mas este JLTV, produzido pela Oshkosh Defense no Wisconsin, tem muitos trunfos que lhe permitem ganhar este "duelo" entre o passado e o presente/futuro.
Antes de mais, e por mais óbvio que possa parecer, importa referir que este JLTV foi pensado e desenvolvido com um só objectivo em mente: transportar tropas, armas e cargas de forma segura e em todo o tipo de terrenos.
O resultado de tudo isto é um autêntico "mastodonte" de 10 toneladas que conforme as diversas variantes pode carregar entre 1500 e 2300 kg! A suportar todo este peso está um conjunto de pneus gigantescos e uma suspensão ajustável que tem um curso de 50.8 cm! Escusado será dizer que esta suspensão suporta todos os desafios que lhe possa colocar, mas ainda há mais: para facilitar o transporte a suspensão desce, reduzindo a altura ao solo.
Ao contrário do que acontecia com o Humvee, o habitáculo é uma célula separada e fortemente blindada, capaz de resistir à explosão de minas. Desta forma, e apesar de ser praticamente certo que o motor fique inutilizável, os militares ficam sempre em segurança.
Debaixo do capot está um motor V8 turbodiesel de 6.6 litros modificado (e afinado) pela Gale Banks Engineering. Este bloco é em tudo semelhante ao que encontramos nas "pick-ups" Chevrolet Silverado ou GMC Sierra, mas foi modificado para satisfazer as exigências do exército norte-americano, sobretudo ao nível da eficiência de consumo e da potência que debita.
Como se trata de um veículo militar existem muitos detalhes que não podem ser tornados públicos, tal como o binário máximo que esta variante produz, mas a Oshkosh Defense adiantou que a potência ronda os 340 cv.
O "desfile" de características é impressionante, mas ainda falta falar do preço. E acredite, não fica atrás de tudo o resto. Um "monstro" destes começa nos 250 mil dólares, aproximadamente 212 mil euros.