Quando as coisas correm muito bem às marcas "premium" já se sabem que isso rima com… prémio! E bem chorudos para os seus empregados, em especial em anos de recordes de vendas em lucros, como sucedeu na Porsche, mas também com números impressionantes na BMW. Mas… sente-se bem antes de saber quanto foram os prémios distribuídos por aquelas duas marcas aos seus empregados, como participação nos lucros!
Na BMW os valores não são muito diferentes. Não que 2017 tenha sido o ano de todos os recordes da marca de Munique, mas a parte financeira parece ter corrido particularmente bem. A que não é alheio o grande sucesso dos modelos das gamas mais altas e dos exemplares M e M Performance (mais de 80 mil destes últimos!), em que a margem de lucro é maior.
Isso permitiu um desafogo financeiro que levou a BMW a recompensar os seus trabalhadores de forma igualmente choruda. Cada um dos assalariados terá direito a 9455 €, com uma pequena parte também paga através de uma retenção para um fundo salarial. É verdade que nestas empresas é impossível que o trabalho apareça feito com a qualidade que se vê sem que todos "vistam a camisola". Mas com estes incentivos… qualquer camisola é de cachemira!