
















Quando foi apresentado, em 2017, o Renault ZOE e-Sport Concept foi recebido muito bem pelos amantes da mobilidade eléctrica e pelos ‘petrolhead’ do mundo, ou não fosse este um "Super-ZOE" com uma potência equivalente a 460 cv. Mas este protótipo acabaria por nunca ser produzido, para tristeza de muitos. Mas agora, dois anos depois, ficámos a saber que a versão RS do ZOE ainda pode vir a ser realidade.
A ‘culpa’ é de Gilles Normand, responsável máximo pelos automóveis eléctricos da Renault, que no Salão de Frankfurt confessou que o ZOE e-Sport ainda não está morto. Em declarações à publicação "Top Gear", Gilles Normand admitiu que a marca francesa continua a trabalhar na ideia de desenvolver um ZOE mais desportivo e radical.
Resta agora saber se a fabricante gaulesa vai ou não avançar para uma proposta tão radical quanto o protótipo que lhe serviu de base. Certo, para já, é que o e-Sport Concept permitiu à Renault mostrar que os carros eléctricos não precisam de ser aborrecidos e ‘apalpar’ a reacção do público: "Foi uma ferramenta de comunicação que cumpriu muito bem o seu objectivo. A reacção do público foi muito positiva", confessou Gilles Normand.
O principal obstáculo para a realização de um modelo como este são as baterias actuais, algo que segundo Gilles Normand só pode ser resolvido com "as baterias de estado sólido" de próxima geração.