Quando se compra um automóvel de várias centenas de milhares de euros a última coisa que queremos é ver um modelo exactamente igual do outro lado da rua. Mas felizmente as marcas são cada vez mais capazes de resolver este pequeno "problema", oferecendo longas listas de opcionais e várias possibilidades de personalização.
É o caso da Rolls-Royce, cujo departamento de personalização pode dar vida aos mais exigentes pedidos. Haja dinheiro! E se esta "corrida" por algo único e diferente já se verificava em todos os modelos da marca britânica, ficou ainda mais evidente após o lançamento do Cullinan, o primeiro SUV da Rolls-Royce.
Com um preço base a rondar os 500 mil euros, o Cullinan é o SUV mais luxuoso e imponente do mundo. É alimentado por um monstruoso bloco V12 biturbo de 6,75 litros que produz 571 cv de potência e 850 Nm de binário máximo, conta com uma sofisticada suspensão que se nivela automaticamente para criar a sensação de "Magic Carpet Ride" e oferece o conforto e o luxo que se espera de um modelo com a icónica estatueta "Spirit of Ecstasy" na dianteira.
Mas não pense que isto chega para convencer quem compra este SUV. É que de acordo com a "Bloomberg" nenhum Rolls-Royce Cullinan foi vendido com o equipamento de base! Não podemos dizer que seja uma surpresa, afinal quem gasta 500 mil euros num automóvel pode facilmente gastar 15 ou 20% desse valor a torná-lo mais especial. Mas não deixa de ser impressionante.
Quando o dinheiro não é problema, a imaginação é o limite. Há opções para todos os gostos na lista de opcionais da marca de Goodwood, desde uma estatueta "Spirit of Ecstasy" com folha de ouro, painéis das portas com gravações personalizadas e até um conjunto de "piquenique" – mesa e dois bancos – que desliza da bagageira.
E não pense que é só uma "moda", é que a tendência é que este departamento de personalização da marca continue a crescer. De acordo com a mesma publicação, a Rolls-Royce contratou mais 100 funcionários para este departamento e está a receber encomendas de opcionais que acrescentam quase mais 40 por cento ao preço dos seus veículos.
Por isso já sabe, se for comprar um Rolls-Royce Cullinan em breve o melhor mesmo é comprá-lo de série. É a forma mais simples (e barata!) para ter um "Rolls" único no mundo…