A VW venceu em 1980, a primeira edição do Dakar onde houve uma classificação específica para automóveis. Passados 29 anos, garantiu a primeira vitória com um motor diesel...
ILTIS. Em 1978 a VW apresentou o "Tip 183", um jipe militar que ficou conhecido como Iltis. A marca tinha adquirido a Auto Union, descartado a marca DKW e apostado na Audi, pelo que o novo todo-o-terreno baseado numa mecânica da marca de Ingolstadt e equipado com um motor quatro cilindros a gasolina de 1,7 litros e 75 cv esteve para se chamar Audi.
Volkswagen Iltis
A tecnologia da tracção total permanente do Iltis esteve na base do desenvolvimento do sistema quattro, mas este jipe garantiu fama com a sua vitória na segunda edição do Dakar.
1980. A segunda edição do Paris-Alger-Dakar teve pela primeira vez uma classificação reservada para automóveis (em 1979 a classificação era comum para jipes e motos) e a VW foi o primeiro construtor a apostar a nível oficial nesta prova, inscrevendo quatro Iltis para Kottulinsky/Luffelman, Zaniroli/Colesse, Ragnotti/Vails e Gumpert/Eder.
Numa prova com 10 000 km de extensão, dos quais 4 059 disputados ao cronómetro, os VW venceram seis das 13 etapas disputadas, garantindo os dois primeiros lugares com Kottulinsky e Zaniroli. Ragnotti foi quarto e Gumpert nono. A VW chegou viu, venceu e desapareceu... até 2003 e 2004, quando regressou com um buggy para "apalpar terreno".
Os resultados foram decepcionantes e os alemães perceberam que tinham de seguir outro caminho. Foi assim que surgiu o Race Touareg, com o objectivo de garantir a primeira vitória com um motor diesel, mas a VW foi obrigada a esperar até 2009 para conquistar a vitória na primeira vez que o Dakar se disputou na América do Sul.
Volkswagen Race Touareg
"Não tinha dúvidas que um motor Diesel ganhasse um dia", afirmou Feddy Kottulinsky, sem deixar de evidenciar a grande diferença entre o protótipo de 2009 (equipado com um motor 2.5 TDi de 280 cv) e o seu Iltis
"praticamente de série, com um motor de 1,7 litros com 110 cv (a versão de origem tinha só 75 cv)
que era suficiente para ganhar". Como curiosidade, refira-se que a carroçaria em carbono do Race Touareg pesava 50 kg, pouco mais do que a caixa de velocidades do Iltis de 1980.
Num ano em que a prova cruzou França, Argélia, Mali, Mauritânia, Níger, Burkina Faso e o Senegal, a navegação foi o grande quebra-cabeças.
"Nesse tempo não havia GPS e tínhamos que nos guiar pela bússola e pelo road book", afirmou Gerhard Loffelmann, o navegador de Kottulinsky.
"Não tinha qualquer experiência de navegação, e o meu principal trabalho era tentar reparar as avarias que fossem surgindo", acrescentou. Para além disso, o road book estava escrito em francês, e todas as noites Roland Gumpert, o director desportivo da equipa (e também piloto), traduzia-o para o seu companheiro alemão.
O Race Touareg surgiu em 2005, mas só venceu em 2009 com De Viiliers/von Zitzewitz. Carlos Sainz/Lucas Cruz e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk ganharam nos dois anos seguintes, antes de a marca alemã trocar o todo-o-terreno pelo Mundial de Ralis.
Iltis vs Race Touareg 2009:
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VW Iltis
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VW Race Touareg 2009
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Motor: |
4 cil., gasolina |
4 cil., turbodiesel |
Cilindrada: |
1714 cc |
2500 cc |
Potência máxima: |
110 cv |
280 cv |
Binário máximo: |
13,5 Nm |
600 Nm |
Peso (kg): |
1550 |
1787,5 |
Velocidade máxima: |
130 km/h |
190 km/h |