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Alemães testaram fumos de diesel em macacos

12:00 - 26-01-2018
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Quando se pensa que já se viu (e leu!) tudo sobre o Dieselgate, o escândalo que "explodiu" em Setembro de 2015, nos Estados Unidos, eis que surgem novidades ainda mais… controversas. Depois desta semana termos ficado a saber que a Audi terá que "chamar" 127 mil veículos para serem revistos, depois da autoridade de transporte alemã (KBA) ter detectado um "software" ilegal de controlo de emissões, o "New York Times" avança que em 2014 foi levada a cabo uma experiência que submeteu 10 macacos aos fumos produzidos por um Volkswagen Beetle diesel.

Este artigo da referida publicação norte-americana, que aborda a forma como alguns fabricantes de automóveis tentaram "limpar" a imagem pública dos diesel, adianta que o Beetle em questão foi fornecido pela própria Volkswagen e que a experiência foi encomendada pela "European Research Group on Environment and Health in the Transport Sector", sendo que o mesmo jornal confirma que esta organização recebeu financiamento da Volkswagen, da Daimler e da BMW, antes de fechar em 2017 devido ao seu trabalho controverso.

A referida experiência foi realizada em laboratórios na cidade de Albuquerque, no estado do Novo México (Estados Unidos), e segundo o "New York Times" obrigou a que dez macacos fossem colocados em câmaras fechadas a inalar os fumos produzidos pelo referido VW Beetle diesel enquanto viam desenhos animados.

O objectivo passava por provar que os automóveis equipados com motores diesel com a mais recente tecnologia já não eram as "máquinas fumarentas" do passado. O "New York Times" escreve ainda que os cientistas norte-americanos responsáveis por esta experiência não sabiam que o Beetle fornecido pela Volkswagen estava equipado com um "software" que manipulava os gases produzidos, fazendo com que os níveis registados no laboratório fossem significativamente mais baixos do que nas estradas.

Recorde-se que esta experiência controversa, agora revelada pela primeira vez pelo jornal "New York Times", é a mais recente novidade neste escândalo global que já obrigou a Volkswagen a admitir que era culpada dos crimes de fraude fiscal e conspiração nos Estados Unidos, sendo que já foi forçada a pagar mais de 21,5 mil milhões de euros em multas depois de "confessar" que instalou um "software" ilegal nos seus veículos para "enganar" os testes de emissões.

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