O Alfa Romeo Giulietta SZ não só é um dos automóveis mais bonitos de sempre da marca de Arese como é um dos mais raros, já que só foram feitos 217 exemplares. Uma destas raras unidades foi descoberta em Turim, ao fim de 35 anos, e vendida por 567 mil euros em leilão.
As imagens deste Alfa Romeo Giulietta SZ pintado na cor "Blu Chiaro Metallizato" foram partilhadas na página de Facebook "Alfa Romeo Giulia & 105-series", onde também se lê que este "Alfa", que esteve fechado durante 35 anos numa cave, pertencia a um mecânico que faleceu.
A denominação SZ resulta das palavras "Sprint Zagato" e acredite que fazem toda a diferença, já que esta versão é vista como uma proposta mais radical do icónico Giulietta.
A carroçaria em alumínio feita à mão pela Zagato deixou este Giulietta SZ com apenas 785 quilos, número que combinado com o motor de 1.3 litros e quatro cilindros de 100 cv permitia chegar aos 200 km/h e deixar para trás automóveis com modelos muito mais potentes.
Este carro está totalmente original e nunca foi alvo de nenhum restauro, características que agradam a qualquer coleccionador de automóveis e que ajudam a justificar (ainda mais) o investimento de 567 mil euros que alguém acaba de fazer.