Tal como nas zonas costeiras se fala na época balnear, no grande e mítico "Inferno Verde", o traçado de 20,8 km do Nürburgring, parece ter aberto… a época dos recordes. Depois do
Porsche 911 GT2 RS ter reclamado o melhor tempo dos superdesportivos, vem agora a Alfa Romeo reivindicar o título de SUV mais rápido do Mundo à volta do Nordschleife: com um Stelvio Quadrifoglio, a marca italiana conseguiu colocar a fasquia em 7.51,7 m.
Para colocar este tempo em perspectiva, bastaria dizer que é muito semelhante ao obtido pelo… BMW M4! Mas, em relação à sua categoria, bateu a melhor marca que pertencia a um Porsche Cayenne Turbo S da anterior geração (570 cv), com 7.59,7 m que, por sua vez, já tinha "derretido" os 8.14 m do Range Rover Sport SVR de 550 cv.
"Projectámos e construímos o Stelvio Quadrifoglio especificamente para estabelecer novas referências a nível mundial e ele não nos desapontou, com este novo recorde do Nürburgring", referiu o actual presidente da Alfa Romeo, Reid Bigland.
"Estamos orgulhosos por sermos actualmente detentores de dois recordes do Nürburgring: com o Giulia Quadrifoglio como a mais rápida berlina de quatro portas; e o Stelvio Quadrifoglio como o mais rápido SUV em produção".
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio é o "rei dos SUV" no Nürburgring!
Sob o "capot" desta versão Quadrifoglio do Stelvio está um V6 2.9 biturbo que atinge os 510 cv, conseguindo acelerar até aos 100 km/h em 3,9 s e atingir os 285 km/h. O carro usado para estabelecer o novo máximo do Nordschleife para SUV estava com as suspensões reguladas no modo desportivo, tinha um arco de segurança montado (única diferença para o carro de série) e usava uma pintura camuflada… O piloto Fabio Francia ficou encarregue de uma tarefa que nem sempre se revelou fácil, pois o maior peso e mais elevado centro de gravidade (face a um superdesportivo), obrigou-o a cuidados adicionais na inserção do Stelvio nalgumas das curvas mais difíceis, como é visível no vídeo.
Agora que esta "guerra" de recordes chegou também aos SUV, é natural que isto não fique por aqui… Porque já falta pouco para a Lamborghini lançar o Urus e é natural que também queira tentar a sua sorte no Nürburgring! Ou que até a Porsche tente recuperar o seu recorde com a nova geração do Cayenne…