A Alfaholics, que pode ser vista como uma espécie de Singer da Alfa Romeo, acaba de revelar ao mundo um Alfa Romeo Giulia original com uma carroçaria totalmente feita em fibra de carbono.
Esta empresa britânica, que se dedica a vender peças para modelos clássicos da marca de Arese, também os restaura. Um dos maiores destaques é o Giulia Type 105, o original, que até deu origem a um projecto próprio, o GTA-R.
Este projecto surgiu do envolvimento da Alfaholics na competição e dos desenvolvimentos que a empresa foi fazendo nesse campo. Mais tarde, e tal o interesse gerado, estes avanços deram origem ao GTA-R, um Giulia re-imaginado e com apenas 835 quilos!
Este peso tão baixo, inferior ao do Alfa Romeo 4C, só foi possível graças ao uso de fibra de carbono e de vários componentes em alumínio e titânio. Quanto ao motor, é uma evolução do 2.0 Twin Spark de um Alfa Romeo 75. A capacidade foi elevada aos 2.3 litros e a potência máxima está fixada nos 240 cv.
Esta versão que aqui lhe trazemos - Alfaholics GTA-R 300 - é a mais recente de todas e destaca-se pela carroçaria feita na totalidade em fibra de carbono. É certo que a versão anterior do GTA-R, denominada GTA-R 290, já contava com vários painéis neste material, mas esta alteração permitiu elevar este GTA para patamares ainda mais impressionantes.
Quanto estiver finalizado, este Alfaholics GTA-R 300 vai ficar abaixo dos 800 quilos, o que garante uma relação peso/potência de 300 cv por tonelada, número que justifica o nome de baptismo desta versão.
Com uma produção limitada a apenas 20 exemplares, o Alfaholics GTA-R 300 ainda não tem preço anunciado. Porém, e se tivermos em conta que o GTA-R 290 tinha um preço base bem superior aos 200 mil euros, podemos esperar que esta nova versão seja ainda mais cara.
Recorde-se que nos últimos dias a Alfa Romeo anunciou o regresso da sigla GTA, pela "mão" dos Giulia GTA e GTAm. Vê o vídeo abaixo e conhece melhor o Alfa Romeo mais potente da história.