
















A BMW continua sem recuperar a versão Touring do fantástico M5, mesmo que esta variante continue a ser desejada por muitos clientes da marca. E se a BMW não a faz, a Alpina, preparadora conhecida por trabalhar os carros de Munique, resolveu deitar mãos à obra e resolver este "problema".
O resultado é a Alpina B5 Bi-Turbo Touring, uma "super-carrinha" alimentada por um motor V8 biturbo de 4.4 litros que produz 616 cv de potência e 800 Nm. Este bloco surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades que envia a potência para as quatro rodas através de um sofisticado sistema de tracção que pode transferir até 90% do binário para as rodas traseiras.
Na aceleração dos 0 aos 100 km/h a Alpina B5 Bi-Turbo Touring simplesmente dispara, já que precisa de apenas 3,5 segundos para cumprir este registo. Mas é quando se fala de velocidade máxima que conseguimos perceber que esta carrinha é um verdadeiro "monstro", já que a Alpina reivindica uma velocidade de ponta de 322 km/h, número que faz desta a carrinha de produção mais rápida do mundo.
Esta afirmação devia ser suficiente para descrever a Alpina B5 Bi-Turbo Touring, afinal é suficiente para deixar a concorrência para trás, mas a preparadora da Baviera foi mais longe e decidiu bater o pé aos superdesportivos das rivais Porsche e Mercedes-AMG.
No mais recente vídeo da Alpina a carrinha B5 ultrapassa um Mercedes-AMG GT R e um Porsche 911 GT3 RS e reafirma, em jeito de provocação, que está sozinha no topo da tabela das carrinhas desportivas.
Resta agora saber até quando vai durar esta liderança, é que ainda este ano a Audi vai lançar a nova RS6 Avant e os mais recentes rumores apontam para uma potência bem superior a 600 cv. A luta está lançada!