Ainda o regresso da Alpine não se concretizou – o lançamento comercial do
A110 apresentado em Genebra está previsto para o início do próximo ano – e já se falam de diversas variantes da renascida lenda francesa. Uma variante descapotável e até um SUV são duas das hipóteses, mas já lá iremos, porque a novidade verdadeiramente importante é uma variante "musculada" do A110, com mais de 300 cv!
Se o A110 terá um motor de 252 cv, apostando no baixo peso para concorrer com o Porsche Cayman, a Alpine estará já a preparar uma versão bastante mais potente e com muito mais baixa relação peso/potência, para que o seu alvo passe a ser o… Cayman S de 350 cv! Recorrendo à AMG, dentro do quadro da parceria entre a Daimler e a Aliança Renault/Nissan, a Alpine conseguirá que o seu motor 1.8 Turbo atinja os 325 cv, o que lhe permitiria acelerar até aos 100 km/h em apenas 4 s, meio segundo menos que o A110 de 252 cv.
Essa versão mais… "picante" poderá receber a designação AS110 (já patenteada pela marca) mas só deverá aparecer em 2019. Receberá retoques estéticos que tornarão o seu visual mais agressivo, nomeadamente com deflectores no pára-choques dianteiro e um difusor de grandes dimensões, bem como as saídas de escape, na traseira.
Quanto às outras versões de que se fala, se o A110 tem o
Porsche Cayman na mira, é natural que a Alpine também queira "incomodar" o Boxster com uma variante Cabriolet… Mesmo se não conheceu grande popularidade a versão feita no início dos anos 60 (A108 Cabrio), agora os tempos são outros e poderá valer a pena o risco. A carroçaria em alumínio seria reforçada para que a capota pudesse ser em lona, de forma a manter o peso controlado.
Outra hipótese de que se fala e voltando a recorrer à parceria com a Daimler, é a aparição de um SUV Alpine, construído sobre a base do
Mercedes GLA. O alvo seria, uma vez mais, um Porsche, mais concretamente o modelo mais vendido da marca de Zuffenhausen, o Macan. Mas esta é uma possibilidade que ainda está apenas no campo das especulações…