Apresentando em Março, no Salão Automóvel de Genebra, o
Alpine A110 acaba de receber uma variante de competição.
Denominado A110 Cup, este Alpine foi desenvolvido e pensado com as pistas em mente e a partir de 2018 já estará apto a entrar na Alpine Europa Cup, um campeonato que visita 12 circuitos, entre eles Silverstone, Spa-Francorchamps e Paul Ricard.
Para conseguir manter o peso controlado (pesa apenas 1.050 quilos) a Alpine foi obrigada a tirar ao A110 tudo o que não fosse essencial para a competição. Desta forma, não houve lugar a "modernices" que encontramos no A110 de estrada, como ar condicionado, ecrã táctil ou sistema de som. O habitáculo ficou reduzido à "bacquet" de competição do piloto que conta com um arnês de seis pontos, um painel de instrumentos digital, uma "gaiola" de segurança e claro, um volante de competição com "patilhas" para controlar a transmissão sequencial de seis velocidades.
Mas estas não são as únicas alterações face à versão "convencional". Este A110 Cup foi equipado com uma suspensão ajustável que conta com amortecedores Öhlins que reduziram a altura ao solo em 40 mm e com travões de altas "performances" da Brembo.
O motor continua a ser o bloco de 1.8 litros turbo de quatro cilindros, mas graças ao novo filtro de ar e a um sistema de escape de competição passou a debitar 270 cv de potência (mais 18 cv que o A110 de estrada) e 320 Nm de binário máximo.
A Alpine já confirmou que espera vender
"pouco mais de 20 unidades" para esta primeira temporada do Alpine Europa Cup, sendo que cada exemplar custa 100 mil euros. Não é barato, mas mais caro fica quando tiver que pagar os 20 mil euros de inscrição para a Alpine Europa Cup. Mas saiba que pode recuperar algum desse dinheiro, já que a marca francesa fala em
"prémios de mais de 160 mil euros"…
Alpine A110 Cup é um “brinquedo” só para as pistas