Surpresa! Eis o novo VW Polo que deverá chegar aos concessionários no início do Outono, depois de ser uma das estrelas da marca alemã no salão de Frankfurt. Esta unidade de testes foi apanhada praticamente desprovida de camuflagem quando procedia aos últimos ensaios dinâmicos por paragens aparentemente longínquas, mais concretamente na África do Sul.
E dizemos "aparentemente" porque é naquele país que a VW tem uma importante fábrica que também produz o Polo, para além da unidade de Pamplona (Navarra), a principal e a que começará a construir a sexta geração do popular citadino do construtor de Wolfsburgo. O início da produção da nova geração, que marca os 42 anos do Polo, será em Junho, como
mostrámos no plano de lançamentos que a VW tem previsto para este ano.
À primeira vista, as duas imagens que mostramos da sexta geração do Polo podem deixar um… "sabor a pouco", pois as alterações estéticas em relação ao modelo actual parecem mínimas. Como vai sendo habitual na VW, há mais evolução que revolução em termos de "design", mantendo-se sempre uma ligação às gerações anteriores.
Olhando com mais cuidado aos detalhes, pode notar-se que a frente foi remodelada e está mais semelhante à do
novo Golf, com novos faróis, pára-choques, grelha e entradas de ar inferiores. Na traseira, as ópticas são claramente diferentes conseguindo, em conjunto com o novo pára-choques, um visual mais desportivo.
Se excluirmos um visual já conhecido, todo este Polo será realmente novo, o que não é de admirar, já que vem substituir uma quinta geração já com oito anos de vida. Utilizando a nova plataforma MQB A0 – estreada pelo
novo Seat Ibiza e que também o próximo Skoda Fabia usará –, o novo Polo promete ser mais comprido e largo que o actual, de forma a melhorar a habitabilidade e a capacidade da bagageira. Apesar das informações contraditórias que circulam, parece ser quase certo que o VW Polo deixará de ter versão de três portas, cujas vendas na actual geração se tornaram quase residuais.
Ponto em que a VW quer apostar forte é nos materiais do habitáculo, de forma a bater a concorrência na chamada qualidade percebida, ou seja, na sensação que os ocupantes têm ao tocar nos diversos painéis.
A nível de motorizações, ainda não será nesta geração que o Polo abandonará os motores Diesel, embora seja esse o futuro que a VW pretende seguir, trocando os motores a gasóleo por híbridos a gasolina. E consta que haverá uma versão híbrida do Polo, mas de reduzida autonomia eléctrica, ou seja, sem se poder carregar as baterias. É, contudo, muito provável que o 1.4 TDI seja substituído pelo 1.6 TDI com três níveis de potência, 80, 95 e 110 cv.
A entrada na gama deverá fazer-se com o três cilindros de um litro turbocomprimido, o 1.0 TSI com 65, 75, 95 e 115 cv, "saltando" depois directamente para o 1.5 TSI de 130 e 150 cv. E fala-se, claro, na continuação do Polo GTI que poderá receber o 2.0 TSI de 200 cv!
O novo VW Polo, já um dos nomes mais famosos da indústria automóvel, com 42 anos de história, está quase pronto a continuar uma história de sucesso e a dar mais dores de cabeça aos seus rivais… No início do Verão deveremos ver as primeiras imagens da sua versão final – mais elaboradas que esta unidade equipada até com jantes de aço… –, tendo depois de esperar pelo Outono para a podermos ver nos concessionários da marca.