O Cygnet é um dos modelos mais insólitos que a Aston Martin produziu. Mas se muitos o viram como uma espécie de citadino de luxo, houve quem criticasse a marca britânica afirmando que este modelo não passava de um Toyota iQ com uma "roupagem" diferente.
Não sabemos como os engenheiros da Aston Martin conseguiram instalar este V8 "monstruoso" num carro que tem 3 metros de comprimento, 1.7 metros de largura e 1.5 metros de altura. Mas uma coisa é certa: este pequeno citadino virou um foguete de 430 cv de potência!
Este bloco aparece acoplado a uma caixa automática Speedshifht II de sete velocidades – também "roubada" ao Vantage – que envia a potência para as quatro rodas, permitindo que este "pocket rocket" acelere dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e chegue aos 274 km/h. Recorde-se que o Cygnet original precisava de 11,8 segundos para atingir os 100 km/h!
Esta transformação obrigou a que a carroçaria fosse reforçada e que as vias fossem dilatadas para receberem pneus maiores e mais largos. As novas cavas das rodas musculadas em fibra de carbono permitiram acomodar jantes de 19 polegadas e dão a este pequeno citadino um "look" bastante mais agressivo.
Todas estas modificações acrescentaram peso a este modelo. Se o Cygnet original pesava apenas 1000 quilos, esta variante V8 viu esse número subir até aos 1375 quilos. Ainda assim, a Aston Martin reivindica uma distribuição de peso perfeita (50/50), pelo que este modelo será, certamente, divertido de conduzir.
Não passa pelos planos da marca de Gaydon produzir esta versão "apimentada" do pequeno Cygnet, que o fez exclusivamente a pensar no Festival de Velocidade de Goodwood, que se realiza esta semana.