O Aston Martin DB11 é o último grito da marca de Gaydon, um coupé que, podendo ser visto como o herdeiro do DB9, tem tudo a ver com o ADN do construtor britânico. Por um lado, a forma e, por outro, o imponente motor V12 de 5,2 litros com 608 cv de potência fazem a ponte entre a tradição desportivo e a modernidade tecnológica da marca.
Mas num mundo onde há cada vez maiores restrições às emissões poluentes todos os construtores estão obrigados a reduzir a cilindrada dos seus motores e a Aston Martin foi obrigada a encontrar uma alternativa à medida do carácter dos seus desportivos.
A solução passou por uma parceria com a Mercedes-AMG para o desenvolvimento de um bloco V8 com base no que equipa o AMG GT de 525 cv, um valor que nem está longe dos 608 cv do actual V12 realizado em Gaydon.
O novo motor será disponibilizado tanto no DB11 como no novo V8 Vantage, que deverá ser apresentado em 2018 e tem vindo a ser testado nas mais diversas latitudes. E, se a camuflagem dos protótipos impede perceber até onde podem ir as diferenças na imagem das carroçarias com cada um dos blocos, há diferenças importantes no campo técnico.
O bloco V8 é mais pequeno e por isso o peso será inferior aos cerca de 1.770 kg do modelo equipado com o motor V12, o que permite concluir que não haverá uma grande diferença na relação peso/potência das duas propostas, embora fontes próximas da marca de Coventry admitam que o preço do DB11 V8 será mais barato, podendo vir a ser uma excelente alternativa para modelos como o Continental GT V8.