Um Aston Martin DB5 português de 1965 foi uma das estrelas do mais recente leilão da Bonhams em Londres, já que arrecadou uns impressionantes 936 mil euros, superando as estimativas iniciais da própria leiloeira, cujos especialistas em automóveis esperavam que a venda tivesse sido feita por um valor entre os 600 mil e os 900 mil euros.
Este DB5 Vantage, que continua a ser um dos modelos mais icónicos da história da marca de Gaydon, foi entregue originalmente em Portugal e vendido novo por uma importadora de Lisboa, sendo que todas as manutenções eram feitas na garagem Palma e Morgado (também em Lisboa), espaço reconhecido por serem especializados em modelos da Ferrari.
O DB5 Vantage – só foram feitos 65 modelos com o motor Vantage – acabaria por ficar nas "mãos" deste dono até 1976, já depois deste ter rumado ao Brasil por conta do 25 de Abril. Nessa altura, apenas com 34 mil quilómetros somados, foi comprado por António Portela de Morais e permaneceu na família até agora. Porém, importa referir que entre 1985 e 2000 este exemplar original e que nunca foi restaurado (só foi alvo de uma pintura completa há cerca de 30 anos) esteve exposto no Museu do Caramulo.
Agora, e com apenas 51.228 quilómetros feitos, este exemplar com o chassis (2214/L) e com um bloco que debita 314 cv de potência continua a impressionar pela sua condição e pela sua exclusividade, dois factores fundamentais para que a estimativa avançada pela leiloeira tivesse sido ultrapassada e para que este DB5 lusitano tivesse "somado" quase 1 milhão de euros!
Recorde-se que o Aston Martin DB5 é de longe o mais famoso dos automóveis usados pelo agente secreto James Bond, somando já sete aparições nos filmes da "saga" do 007. A primeira vez que apareceu no grande ecrã foi no 007 - Goldfinger, em 1964, mas podemos vê-lo nos seguintes títulos: Thunderball, GoldenEye, Tomorrow Never Dies, Casino Royale, Skyfall e Spectre.