O novo Aston Martin DBS Superleggera é o herdeiro do Vanquish que contava com um motor de 6.0 litros aspirado. A nova proposta conta agora com a última evolução do motor V12 biturbo de 5.2 litros, que debita 700 cv de potência e garante 900 Nm de binário, tanta força que exigiu a criação de uma nova caixa automática de oito velocidades.
O Ferrari 812 Superfast é o grande rival da nova proposta da marca inglesa, mas apesar de o coupé de Gaydon não ser tão rápido como o italiano, é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade de 340 km/h.
A referência "Superleggera" que identifica o mais recente dos desportivos de Gaydon é uma alusão clara ao "carroçador" italiano Touring, que nomeia as suas carroçarias mais ligeiras desta forma. O carroçador italiano tem um longo historial de colaboração com a Aston Martin com modelos tão marcantes como o DB4 e DB5.
Mas o mais relevante é a afirmação da redução de peso conseguida na estrutura monobloco que integra chassis e carroçaria deste modelo, que recorre ao carbono para maximizar a relação peso/potência. O carbono marca presença na carroçaria e o alumínio num chassis alterado ao nível da largura das vias e da direcção. Mas o SBS Superleggera não é um "peso pluma", tanto mais que conta com um habitáculo do tipo 2+2. Pesa 1.600 kg.