Quando da apresentação do projecto do hiperdesportivo Aston Martin Valkyrie – aquele feito em parceria com a equipa de F1 Red Bull e projectado por Adrian Newey – foi logo anunciado que apenas seriam produzidas 150 unidades, mais 25 não homologadas para estrada, mais extremas, só para serem desfrutadas em circuitos fechados. Pois eis as primeiras informações da versão mais… "monstruosa" do Aston Martin Valkyrie, o Valkyrie AMR Pro!
Em termos visuais, para já a marca britânica ainda só libertou dois esboços mas que já nos dão uma ideia bem concreta, em comparação com as imagens já conhecidas do Valkyrie… "normal" (é quase pecado escrever uma coisa destas!), até onde este ultra exclusivo projecto foi levado. Mostra profundas alterações aerodinâmicas, feitas a pensar no máximo apoio para que o Valkyrie AMR Pro possa curvar o mais rápido que imaginar se possa.
Esta versão terá apêndices aerodinâmicos de maiores dimensões, tanto à frente como atrás, além de utilizar, segundo a marca,
"novas estratégicas de controlo da aerodinâmica activa" para manter o carro colado ao chão. Houve, depois, uma caça sem piedade ao peso, eliminando qualquer grama em excesso, começando na carroçaria, construída numa forma mais leve de fibra de carbono – sendo para andar apenas em pista não tem de estar sujeita aos critérios de homologação para estrada –, vários elementos da suspensão passaram a ser também em fibra de carbono, os vidros das janelas são substituídos por policarbonato, o escape é mais leve por nas pistas não ser preciso o silenciador e… fora com tudo o que "cheire" a luxo, como o sistema de infoentretenimento ou sistemas de ventilação e ar condicionado! O Valkyrie AMR Pro é um carro de competição!
Embora sem falar em potências, sabe-se também que o V12 de 6,5 litros desta versão terá mais que os 1130 cv do Valkyrie admitido nas estradas, tendo a Aston Martin falado numa
"significativa recalibração do motor e modificação do sistema de controlo de emissões". Curiosamente, a versão de pista contará com jantes menores, apenas de 18 polegadas, mas estará equipada com pneus Michelin semelhantes aos que equipam alguns dos protótipos que correm na categoria LMP1 de Le Mans!
Muito menos peso, mais potência, aerodinâmica de eficácia superior, em que resulta tudo isto? Os poucos números que a Aston Martin revelou são quase… assustadores e nem é tanto a velocidade máxima que rondará os 400 km/h. Em curva, os pilotos do Valkyrie AMR Pro poderão suportar forças até 3,3 G e, nas travagens mais violentas, poderão estar sujeitos até 3,5 G! É verdade que ainda não atinge bem os máximos suportados pelos pilotos de Fórmula 1, mas já é entrar no seu território e, seguramente, são as forças que suportam os pilotos dos Porsche e Toyota que lutaram este ano pela vitória nas 24 Horas de Le Mans! É disto que estamos a falar…
"Sempre achei crucial que o Valkyrie mantivesse as funções de um verdadeiro automóvel de estrada e isso coloca, naturalmente, algumas limitações. Mas agora, com este Valkyrie AMR Pro só para a pista, tivemos a liberdade de criar uma evolução radical, sem compromissos", regozijou-se Adrian Newey.
"Aspectos como a aerodinâmica, chassis, grupo propulsor e peso foram optimizados de forma significativa para proporcionar um nível de ‘performance’ em pista significativamente acima de qualquer automóvel de dois lugares fechado jamais feito!".
Claro que não se falou em preço de cada um dos Valkyrie AMR Pro e é provável que nem se torne público, embora fique bastante acima dos 2,8 milhões de euros do Valkyrie feito para estrada.
"O Valkyrie sempre se resumiu a esticar os limites para lá do que se julgava possível", resumiu o presidente da marca, Andy Palmer. Neste caso, a Aston Martin não se vai limitar a vender um automóvel… O poderio do Valkyrie AMR Pro é tal que os 25 compradores receberão treino de pilotagem apropriado, com passagem pelo simulador da equipa de Fórmula 1! Depois, a Aston Martin organizará diversos programas para que os 25 felizes proprietários de um dos mais exclusivos e rápidos automóveis derivados de um modelo de estrada se possam divertir em circuitos míticos, espalhados um pouco por todo o Mundo. Um pouco à imagem do
programa FXX da Ferrari.
Este já é o segundo modelo que a Aston Martin faz exclusivamente para poder ser guiado em pista, depois do Vulcan, lançado em 2015. Com a diferença que o Vulcan não tem qualquer variante homologada para andar em estrada… E que, ao pé do Valkyrie AMR Pro, passará a correr na II Liga! O Vulcan (ver galeria acima) tem um motor atmosférico V12 de sete litros com mais de 800 cv colocado à frente, para 1350 kg. A sua produção está limitada a 24 unidades, a um preço estimado em 1,9 milhões de euros.