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Ainda ontem aqui trouxemos a novidade de que a Alfa Romeo estava a estudar a possibilidade de fazer um SUV maior que o Stelvio. Na verdade, podemos adiantar que esse modelo (cujo nome poderá ser Castello) irá mesmo em frente, devendo ser lançado em finais de 2020. Esta é apenas uma das muitas novidades que a Alfa Romeo prepara e que podemos aqui desvendar.
Apesar de ser um plano quinquenal, inclui lançamentos até 2024, embora no ano já em curso as novidades sejam relativamente poucas: um "restyling" profundo do Giulietta que já terá oito anos no mercado e não satisfez nos resultados dos testes de colisão do EuroNCAP; uma "lavagem de cara" do desportivo 4C; e mais equipamentos no Giulia e Stelvio, com o SUV a receber novas versões mecânicas. A partir de 2019 é que as coisas irão mexer, como aqui deixamos esquematizado:
2019 – Será o ano do Giulia que, além de um "facelift" receberá duas variantes importantes. Do ponto de vista mecânico deverá aparecer a primeira versão com tecnologia "mild hybrid" - não tem motor eléctrico a ajudar, mas o sistema de 48V auxilia o motor a combustão nalgumas das suas funções – e 350 cv, numa variante para já designada por Giulia GT que ficará abaixo do Quadrifoglio Verde. Do lado das versões, é esperado um Giulia Coupé, voltando a Alfa Romeo à tradição dos Grandes Turismos.
2021 – Desde 2007, quando descontinuou a produção do 166, que a Alfa Romeo não tem uma berlina de "status". Deverá chegar em 2021, embora não haja ainda qualquer decisão sobre o seu nome. Fala-se em 6C mas este é um tipo de designação que tem sido usado para os desportivos da marca (8C, 4C)…
2022 – A electrificação vai, por fim, chegar em força à Alfa Romeo. Por agora, os técnicos da marca têm recusado as alternativas dos híbridos "plug-in", por acharem que o peso suplementar "trai" os princípios do dinamismo e emoção inerentes à imagem da marca. Mas, em 2022, a tecnologia já terá avançado o suficiente para a nova geração do Giulia, a ser lançada nesse ano, já ter uma versão híbrida "plug-in". Será também neste ano que a Alfa Romeo apresentará o seu primeiro automóvel eléctrico, embora não se saiba se se tratará de uma versão ou de um carro construído de raiz.
2024 – Este será também um ano mais tranquilo em termos de novidades, estando, para já, apenas previsto um "restyling" do Castello, o tal SUV grande que terá enorme importância para o regresso da marca ao mercado dos Estados Unidos.
Como se vê, embora num ritmo mais baixo que os seus concorrentes alemães ou até que as marcas francesas, a Alfa Romeo parece estar bem viva, tendo-se rendido à inevitabilidade dos SUV para garantir um futuro risonho…