O hidrogénio pode parecer ainda uma miragem para muitos construtores automóveis mas a Toyota está disposta a alterar esse estado de coisas ou não fosse ela uma das pioneiras desta tecnologia.
A sua subsidiária europeia anunciou esta terça-feira uma parceria com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a Engie para criar uma infra-estrutura de reabastecimento rápida e eficiente em termos de custos.
Através deste acordo, a Toyota fornecerá um banco de ensaios e um camião equipado com tecnologia Twin Mid Flow.
Já as suas parceiras irão desenvolver estações de reabastecimento de hidrogénio de nova geração compatíveis com aquela inovação
A solução será testada a partir deste Outono no projecto RHeaDHy, com financiamento da União Europeia, como forma de acelerar a implementação deste tipo de instalações.
Sublinhe-se que um dos desafios para a expansão da infra-estrutura de abastecimento de hidrogénio está na necessidade de postos capazes de reabastecer mais depressa os veículos com pilha de combustível.
A tecnologia Twin Mid Flow, com um bocal duplo de maior fluxo, permite a um dispensador de hidrogénio reabastecer veículos pesados em menos de dez minutos, ou em menos de cinco em viaturas ligeiras.
Esta inovação elimina a necessidade de dois tipos diferentes de distribuidores em cada posto de abastecimento.
A vantagem prática é que um camião de 40 toneladas poderá ser reabastecido em oito minutos para ganhar uma autonomia de 600 quilómetros, ou apenas em 12 para chegar aos 900 quilómetros.
A Toyota Motor Europe assegura um custo de instalação destas estações de reabastecimento bastante mais baixo, o que ajudará a acelerar a sua implantação no Velho Continente.
O projecto está em conformidade com o objectivo definido pelo regulamento da UE sobre infra-estruturas para combustíveis alternativos (AFIR).
Em causa está a implementação, até 2030, de estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 quilómetros ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T).
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