
















A Audi fez bastante "barulho" em torno dos protótipos e-tron ainda camuflados com que andou a brincar ao "gato e ao rato" pelas ruas de Genebra, antes de expor um deles no salão. Para anunciar o começo da sua ofensiva eléctrica, até já com a abertura de encomendas em vários mercados – no Reino Unido, por exemplo, há já a possibilidade de fazer um depósito de mil libras (cerca de 1125 €) para reservar o acesso ao e-tron de série – para o modelo a lançar no início do próximo ano. Mas também, de forma clara, para fazer ruído em torno do lançamento do Jaguar I-Pace…
"O e-tron irá alterar o ‘jogo’!", promete o responsável pelo "marketing" da Audi, Bram Schot. "É o nosso primeiro modelo e será um modelo de volume". A marca dos anéis não quer falar em números de vendas mas revelou que, estudos efectuados em dois países da União Europeia, apontam para o potencial de vendas nos dois dígitos de milhares de unidades…
O e-tron utiliza uma versão da plataforma eléctrica que a Porsche está a usar para o seu Mission E e vai chegar com uma autonomia anunciada de cerca de 500 km. Terá três motores eléctricos, dois no eixo traseiro e um no dianteiro, garantindo-lhe tracção integral e um enorme poderio: 502 cv e 800 Nm!
É natural que o e-tron venha a ser pesado, por ter de contar com uma bateria de grandes dimensões para conseguir aquela autonomia, mas aqueles números garantirão certamente boas "performances". Fala-se em aceleração dos 0 a 100 km/h em apenas 4,5 s e uma velocidade máxima limitada aos 210 km/h.
A ser apresentado no Verão, as primeiras unidades do e-tron, aquelas que estarão agora já a ser reservadas, serão entregues no início do próximo ano. A produção, contudo, arrancará ainda este ano.