A Audi já apresentou um novo "concept", denominado Audi AI:ME, que estará exposto no Salão de Xangai, na China, que se realiza entre os dias 16 e 25 de Abril. Além disso, a marca de Ingolstadt apresentou ainda dois modelos eléctricos, o Audi e-tron e o Q2L e-tron.
Este último, um desportivo compacto que vai ser entregue aos primeiros clientes em Junho, foi construído na fábrica de Foshan, na China, e faz agora a sua estreia mundial em Xangai.
"Com os modelos elétricos Audi Q2L e-tron e Audi e-tron, estamos a lançar uma nova Era na China com o nosso parceiro FAW. O SUV compacto será produzido localmente já este ano e, a partir de 2020, o Audi e-tron também será produzido na China, o nosso maior e mais importante mercado mundial", disse Bram Schot, CEO da Audi.
Este protótipo mostra ainda a aposta da Audi no futuro da mobilidade urbana e da condução autónoma. Tem um sistema de condução de nível 4 e integra uma gama ampla de pormenores de alta tecnologia centrados na comunicação.
Trata-se de um modelo compacto com formas de monovolume com orifícios em forma triangular que escondem pequenos LEDs que formam os faróis. Ainda assim, tem 4,3 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,52 m de altura, medidas que o aproximam do tamanho do Audi A3 Sportback.
A carroçaria foi construída em aço de alta resistência, alumínio e vários compostos plásticos, sendo que a imagem exterior só fica completa com um conjunto de jantes de 23 polegadas, detalhe que ajuda a vincar o carácter desportivo desta proposta.
O Audi AI:ME é uma proposta "zero emissões" e conta com um motor eléctrico montado no eixo traseiro que produz o equivalente a 170 cv de potência. Este propulsor surge combinado com uma bateria de 65 kWh de capacidade e apesar da Audi não revelar a autonomia nem os níveis de performances que o AI:ME será capaz de cumprir, afirma que em cidade este modelo vai circular a maioria do tempo a velocidades entre os 20 e os 70 km/h.