Pesquisa
Actualidade

Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!

10:35 - 26-09-2016
  8
Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!
Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!Audi, BMW e Mercedes vão partilhar dados!
Concorrentes ferozes em busca das atenções dos mesmos clientes, quem diria que Audi, BMW e Mercedes poderia colocar os seus carros a funcionar com o mesmo sistema de recolha de dados e navegação, de forma a permitir-lhes até comunicarem entre si?! Mas é precisamente o que deverá acontecer agora que se aprestam para avançar com a aplicação prática das funcionalidades da empresa Here, adquirida há cerca de um ano pelas três marcas!

Foi no início de Agosto de 2015 que a Here, empresa de mapeamento digital da Nokia, foi comprada por cerca de 2,5 mil milhões de euros pelo trio de marcas "premium" alemãs. Que pretendiam não só ficar na posse da tecnologia já desenvolvida e muito útil para futura utilização de automóveis autónomos mas também… mantê-la longe das mãos da Apple, Amazon e Facebook!

Agora, as três marcas germânicas terão finalizado um acordo para o primeiro passo prático e talvez o mais delicado para pôr a Here a funcionar: partilhar dados dos seus carros recolhidos em tempo-real, de forma a que os sistemas possam funcionar melhor e interpretar o mundo que rodeia os automóveis. Destaque-se aqui o pioneirismo deste acordo: é a primeira vez que Audi, BMW e Mercedes aceitam partilhar dados dos seus automóveis, o que pode ser um passo histórico para o avanço da condução autónoma que será praticamente impossível se não houver comunicação entre os carros!

Este é um passo crucial para concretizar a conectividade entre os carros que ocuparão as estradas do futuro, como reconheceu um dos directores da Here, Alex Managan: "Para tirarmos partido dos sistemas de conectividade, nós, nesta indústria, precisamos uns dos outros. Os carros precisam dos dados dos sensores e é com este tipo de acordos que, por exemplo, um Toyota pode perceber o que um Jaguar ‘viu’ antes na estrada".

O maior problema tem sido, contudo, uniformizar o tipo de dados não só entre marcas mas até entre modelos, num processo que tem avançado muito devagar mas que este acordo entre Audi, BMW e Mercedes poderá vir a acelerar. "Muitas vezes os dados nem são comparáveis", exemplifica Managan. "Os dados vindos de um BMW Série 3 não são do mesmo tipo dos de um Série 5 e são ainda mais distintos dos de um Audi ou Mercedes". Será, preciso, pois, haver uma normalização para pôr esta "gente" toda a "falar" uns com os outros!

Há, obviamente, uma natural relutância dos grandes construtores automóveis em abrir assim, sem mais nem menos, a porta aos seus dados. Mas aquele responsável da Here faz questão de explicar os intentos do projecto que só fará sentido se outras marcas aderirem: "Ninguém quer tomar conta do Mundo! A nossa ambição é tornar este Mundo mais seguro, mais eficiente e tecnologicamente mais relevante para as pessoas".

O envolvimento das três marcas "premium" alemãs pode considerar-se histórico. Pelo menos no estabelecer do acordo. Veremos agora como funcionará na prática…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.