Pikes Peak, nas montanhas do Colorado (EUA), é conhecida por ser o cenário de uma subida mítica cronometrada com quase 20 quilómetros desde o início até à meta, situada a 4.302 metros de altura. Mas a Audi não está lá por causa da subida mas sim pela… decida!
O e-tron será o primeiro carro de produção totalmente eléctrico da Audi e promete contar com algumas características revolucionárias. A Audi promete um desenho aerodinâmico e um interior com cinco painéis digitais. Mas este SUV eléctrico tem mais um trunfo na manga: um sistema de controlo e travagem electro-hidráulico que tem três formas de recuperação de energia.
Em Pikes Peak, onde é possível encontrar uma zona com 1900 metros de descida contínua, a Audi mostrou que o e-tron consegue gerar electricidade de maneira manual, rodando por inércia, utilizando os processos automáticos de recuperação com um assistente preditivo ou gerando energia através da travagem regenerativa.
Neste último modo, a Audi garante que o e-tron poderá travar exclusivamente com os seus motores até um limite de 0,3 g, o que segundo a Audi permitirá poupar o sistema de travões em 90% das travagens do dia-a-dia.
A marca com sede em Ingolstadt vai mais longe e garante que em condições reais será possível regenerar um quilómetro de autonomia por cada quilómetro recorrido a descer. Segundo o ciclo WLTP, o Audi e-tron tem uma autonomia de 400 quilómetros, sendo que através deste sistema de regeneração pode "carregar" até 30% da sua capacidade total de carga.
O condutor pode escolher entre três níveis de recuperação de energia de forma a adaptar-se à retenção que os motores do e-tron exercem ao soltar o pedal do acelerador, chegando mesmo a ser dispensável o uso do pedal do travão.
Porém, sempre que o condutor carregar no travão e a força da travagem superar os 0,3 g, será enviada pressão para um pistão controlado electronicamente que demora uns meros 150 milissegundos a mandar força aos discos de travão. Este sistema promete uma distância de travagem 20% inferior a um sistema de travões convencional.
Recorde-se que o Audi e-tron chegará ao mercado com dois motores eléctricos assíncronos capazes de gerar uma potência combinada equivalente a 360 cv e 561 Nm, sendo que haverá um "Boost Mode" que permitirá atingir picos de potência de 408 cv e 664 Nm de binário durante oito segundos.