Em Outubro do ano passado a
Audi "desligou a ficha" ao eléctrico R8 e-tron, retirando este modelo do mercado menos de dois anos depois da sua estreia comercial. Este supercarro totalmente eléctrico, exclusivo para o mercado europeu, tinha um preço de 1 milhão de euros… e essa parece ser a principal razão pela qual a marca de Ingolstadt vendeu
"menos de 100 exemplares". E isto é mesmo o mais próximo que vamos estar de saber quantas unidades foram realmente vendidas, é que a marca dos quatro anéis não especificou o número exacto de exemplares que vendeu.
Mas mesmo que este modelo tenha sido um fracasso, a Audi já está a pensar no seu sucessor… A possibilidade foi confirmada por Peter Mertens, responsável pelo desenvolvimento técnico da Audi, que em declarações à publicação "Car and Driver" admitiu que quer preencher o vazio deixado pelo R8 e-tron.
"Tal como deve imaginar, a dada altura nós vamos ter um supercarro eléctrico", disse.
"A questão é, ‘será que quero fazê-lo acontecer mais cedo?’ e a resposta é, ‘claro que sim’", acrescentou.
"Faz parte do nosso plano. Não vamos falar disso agora, mas posso dizer-vos que para uma marca como a Audi, um supercarro é sempre interessante e é um segmento onde já 'jogámos' e onde fomos um 'jogador' bastante sério", declarou Mertens.
A vontade da Audi passará por criar um modelo eléctrico distinto em vez de adaptar um modelo já existente, tal como aconteceu com o R8 e-tron. Pelo que a hipótese de virmos a ter (novamente) um supercarro eléctrico baseado num R8 com um propulsor eléctrico está descartada. Ainda assim, é difícil prever o rumo que a marca de Ingolstadt vai seguir, com a certeza de que o sistema de carregamento rápido de 800 volts – semelhante ao que terá o
Porsche Mission E – é quase uma garantia, ainda que tenha um "revés" muito grande… o preço!
"800 volts acrescenta um custo extra muito significativo à conta final. Temos que avaliar se os clientes estão dispostos a pagar isso. Mas nos segmentos como os carros superdesportivos a resposta a isso será sim, não há dúvidas acerca disso", concluiu.
Mas esta não foi a única possibilidade adiantada por Mertens. É que o responsável pelo desenvolvimento técnico da Audi revelou ainda que a marca germânica está interessada em oferecer aos clientes versões mais agressivas e radicais dos futuros modelos e-tron. O mesmo é dizer que no futuro a marca dos quatro anéis nos vai brindar com versões e-tron S ou e-tron RS… Mas pro enquanto, resta-nos aguardar!