
















A Audi está debaixo de fogo depois do seu CEO, Rupert Stadler, ter sido detido esta semana por alegadamente ter afastado um funcionário da empresa que se encontrava a ceder provas no âmbito do escândalo do dieselgate. Mas isso não impediu a marca dos quatro anéis de anunciar uma aliança com a Hyundai para o desenvolvimento de tecnologia de células de combustível e de receber autorização para testar o carro voador que está a desenvolver com a Airbus e com a Italdesign.
As autoridades alemãs confirmaram que assinaram uma carta de intenção para que este conceito de carro voador possa ser testado em público. De acordo com a "Reuters", estes testes terão lugar em Ingolstad, a cidade "mãe" da Audi, mas ainda não há indicação de quando poderão arrancar.
Recorde-se que o Ministro dos Transportes da Alemanha, Andreas Shceuer, assumiu que este conceito que está a ser desenvolvido pela Audi em parceria com a Airbus eleva a mobilidade para uma "nova dimensão" e representa "uma grande oportunidade" para as empresas explorarem tecnologias para carros voadores.
Este carro voador foi mostrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra do ano passado e não deixou ninguém indiferente. A Audi foi o último nome a juntar-se a este projecto e acrescenta a sua experiência nos campos da condução autónoma, baterias e propulsores eléctricos.
Denominado Pop.Up Next, este protótipo combina uma cápsula com um módulo aéreo, que o transforma numa espécie de drone, e com um módulo terrestre, que o transforma num automóvel. O objectivo da Airbus e da Audi é criar o táxi do futuro, permitindo que os utilizadores deste serviço possam usar os módulos aéreos e terrestres de forma a optimizar o tempo e o custo da viagem que pretendem fazer.
Importa dizer que a Audi e a Airbus não estão sozinhas nesta luta. A Uber já confirmou que em 2020 terá táxis voadores operacionais em Los Angeles, Dallas e Dubai. Conhecemos de perto o projecto Uber Air na última edição da Web Summit, onde Jeff Holden, responsável de produto da Uber, garantiu que o grande objectivo da empresa com sede na Califórnia é "tornar este serviço mais barato do que ter um carro próprio".
Só o tempo mostrará se a Uber vai conseguir cumprir este objectivo, mas uma coisa é certa: os carros voadores são já uma realidade e vieram para ficar! E a maior prova disso é o facto de ser já um mercado com cerca de 20 empresas...