A Audi mostrou o concept PB18 e-tron em 2018 durante a semana automóvel de Monterey, na Califórnia, e poucos ficaram indiferentes à imagem e às performances anunciadas para este super-desportivo mostrado como um simples estudo, apesar de a marca de Ingolstadt nunca ter afirmado que ele não poderia passar da teoria à prática.
O tempo passou e Bram Schot, o CEO da Audi, afirmou à Autoweek Netherlands que o modelo iria ser produzido em 2020 ou 2021, numa série exclusiva de 50 unidades. Como é evidente, pouco se sabe como irá evoluir o protótipo no seu caminho para a produção. O modelo surgido em Monterey contava com uma motorização eléctrica com 500 kW (cerca de 671 cv) e 871 Nm de binário, mas poderia atingir picos de 760 cv.
Na altura, a Audi anunciou que seria possível passar de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos e espera-se que esta promessa possa ser mantida na versão que vai ser construída. Mas há mais: a marca de Ingolstadt anunciou a utilização de um novo tipo de baterias sólidas com uma capacidade de 95 kWh. Esta tecnologia poderá garantir uma autonomia de 500 km e, com um sistema de carregamento de 800 volts, as baterias podem ser "abastecidas" em meros 15 minutos, mesmo com um novo sistema wireless.
Para além das novidades tecnológicas que podem passar (ou não) do concept para o modelo de produção, há outras particularidades como a posição de condução central. Mas em vez do que acontece com a McLaren, que conta com uma solução deste tipo, ela pode deslocar-se para a direita ou para a esquerda, de acordo com a preferência do condutor.