Stephan Winkelmann, o patrão da Audi, não ficou indiferente ao anúncio do novo
Mercedes AMG Project One, o hiper-desportivo da sua rival de Estugarda e não esconde que para os lados de Ingolstadt está a ser equacionada uma proposta com base na Audi Sport.
"Um carro produzido em muito pequena escala, com um preço muito elevado, pode ser interessante para avaliar o potencial da marca Audi Sport", afirmou recentemente na Austrália.
Audi pensa num hiper-desportivo para responder à Mercedes
No seio da Audi a ideia não é nova. Talvez já tenha mais de 20 anos, se recordarmos protótipos que poderiam ter evoluído nessa direcção, mas foram caindo no esquecimento. Todos eles tiveram como ponto de partida a herança histórica de uma marca que pode ser vista como a herdeira da Auto Union.
Isso é evidente no concept Avus que surgiu nos anos 90 do século passado apresentando ideias que acabaram por conduzir a modelos desportivos como o TT, para já não falar no concept Rosemeyer, que adoptou o nome de um piloto da Auto Union dos anos 30 e uma imagem "retro".
"Deve haver sempre uma história para contar a par da tradição e algo consistente e claro com o passado e o futuro da Audi", referiu Stephan Winkelmann, descartando qualquer tipo de compromisso ao sublinhar que
"estamos a falar no campo das hipóteses e, se tudo deve ser equacionado de uma forma ou de outra, penso que há um espaço para esse tipo de carros no seio da Audi Sport mas ainda estamos apenas no campo do desejável".
As cautelas são naturais numa marca que está abalada pelos efeitos do tsunami provocado pelo "dieselgate" no Grupo VW e não pode fragilizar a (sua) Lamborghini numa resposta directa ao o Mercedes AMG Project 1. Mas nestas coisas nunca se sabe...