A Audi apresentou no Salão Automóvel de Genebra aquele que será o seu quinto automóvel eléctrico de produção, o Q4 e-tron concept. Trata-se de um SUV compacto, de quatro lugares, com lançamento marcado para 2020 e que se vai situar abaixo do já conhecido Audi e-tron.
A empresa dos quatro anéis definiu a marca de 12 automóveis totalmente eléctricos até 2025 como um dos seus grandes objectivos e o Q4 e-tron é o próximo nome nesta lista. Montado sobre a plataforma modular MEB do grupo VW, este SUV eléctrico tem 4,59 metros de comprimento, 1.90 metros de largura e 1,61 metros de altura, ao passo que a distância entre eixos é de uns generosos 2,77 metros.
Tal como acontece com o Audi e-tron, este Q4 e-tron concept conta com dois propulsores eléctricos (um por eixo) que oferecem uma potência combinada de 301 cv. Este sistema é alimentado por uma bateria de 82 kWh de capacidade que garante uma autonomia de 450 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP) e que admite cargas de 125 kW.
Este Q4 e-tron concept conta com o sistema de tracção quattro da Audi, mas na maior parte das vezes é o motor traseiro que entra em acção. Não existe ligação mecânica entre ambos os eixos, mas o sistema de gestão electrónica reparte o binário de acordo com as necessidades.
Tal como o seu irmão mais velho, o e-tron, este SUV eléctrico também dispõe de um sistema de recuperação de energia que permite aproveitar a energia gerada nas desacelerações e nas descidas.
No que à imagem diz respeito, este Q4 e-tron dá continuidade à linguagem visual dos eléctricos da marca de Ingolstadt. Destaca-se a grelha dianteira "singleframe", os faróis Matrix LED "afiados", as enormes jantes de 22 polegadas e claro, as linhas "musculadas" que lhe garantem presença em estrada.
Avançando para o habitáculo, este Audi Q4 e-tron concept conta com a mais recente tecnologia da marca alemã, com particular destaque para o já conhecido Audi virtual Cockpit e para o ecrã multimédia com umas generosas 12,3 polegadas.
O habitáculo foi desenhado de forma a transmitir uma sensação de espaço, mas destaca-se pelos materiais usados, já que muitos dos componentes são reciclados.
Para já este modelo não passa de um protótipo, mas não deverá sofrer muitas alterações quando for lançado no mercado, algo que deverá acontecer durante o próximo ano.