Depois de ter transformado o Audi RS3 Sportback, a preparadora alemã ABT acaba de mostrar ao mundo a sua própria interpretação do Audi RS3 Sedan.
A imagem desportiva foi reforçada, com a ABT a instalar um "kit" de carroçaria exterior que deixou este RS3 bastante mais agressivo. Destaca-se a nova grelha dianteira, o "lip-spoiler" frontal, as novas saias laterais e o enorme difusor traseiro que conta com quatro saídas de escape com ponteiras em titânio com 102 mm de diâmetro cada.
Os apontamentos em fibra de carbono e as jantes pretas de 19 ou 20 polegadas completam o visual exterior desta proposta. Dentro do habitáculo encontramos um tratamento muito semelhante, com a fibra de carbono a assumir um papel de destaque no volante, no "tablier" e nos bancos, que contam com o "lettering" da preparadora germânica.
Ninguém terá dúvidas em afirmar que o "look" deste RS3 da ABT impressiona, mas o maior destaque está escondido… debaixo do capot. É lá que "vive" o motor de cinco cilindros de 2.5 litros turbo que de fábrica debita 400 cv. A ABT achou pouco e fez a sua "magia" para o deixar com uns impressionantes 500 cv de potência e 570 Nm de binário máximo.
Estamos a falar de um aumento de 100 cv e de 90 Nm fce ao Audi RS3 Sedan "convencional", tudo graças à nova unidade de controlo electrónica do motor, novo intercooler e novo sistema de escape em titânio.
O resultado é um" besta" capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e de chegar aos 299 km/h. Recorde-se que o RS3 Sedan de fábrica cumpre o registo dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e "só" acelera até aos 250 km/h, a menos que opte pelo "pack" opcional "Dynamic Plus". Nesse caso a velocidade máxima de fábrica sobe até aos 280 km/h.
Além deste aumento de potência a ABT ainda equipou este Audi RS3 Sedan com novas molas para melhorar a velocidade em curva, barras estabilizadoras e novos amortecedores KW.