Durante mais de meio século as carrinhas de mercadoria desempenharam um papel fundamental no transporte de produtos. Por outro lado, actualmente os drone são o fenómeno moderno. Mas é possível que ambos possam colaborar juntos para melhorar a mobilidade nas áreas urbanas. Pelo menos é esse o projecto da Ford com a "City of Tomorrow" (Cidade do Amanhã).
“Autolivery” é o conceito autónomo da cidade do amanhã da Ford
As carrinhas de condução autónoma podem transportar de maneira rápida e eficiente quase todo o tipo de produtos, desde alimentos até material médico urgente. Os drones podem, potencialmente, explorar o ar para alcançar zonas inacessíveis por carros. Isto facilitaria o transporte em edifícios muito altos ou em zonas em que estacionar uma viatura para carga e descarga se torna um empecilho para o trânsito.
O inovador conceito "Autolivery", desenvolvido por uma equipa de trabalhadores da Ford para o desafio "Last Mile Mobility Challenge", imagina o uso conjunto de carrinhas eléctricas de condução autónoma combinadas com drones para recolher e entregar mercadorias em zonas urbanas. A ideia foi apresentada no Mobile World Congress, em Barcelona.
A experiência mostra os preparativos para uma festa em que falta um ingrediente para o jantar. O serviço "Autolivery" revela como as novas tecnologias podem ajudar os consumidores a pouparem tempo, estarem conectados com a cidade e prepara terreno para um futuro sustentável. Em vez de a anfitriã ter de sair de casa até ao supermercado pode simplesmente encomendar o ingrediente que lhe é trazido até à varanda por um drone. Esta necessidade de poupança de tempo vem aliada aos dados de 2016 que revelam que os condutores europeus passaram em média 91 horas em engarrafamentos durante o ano.
A "City of Tomorrow" propõe superar os obstáculos da mobilidade em termos urbanos, incluindo o tempo perdido em trânsito, permitindo que toda a população chegue mais rapidamente a qualquer local ao diminuir o número de veículos a circular na cidade. Algumas estradas poderiam até dar lugar a espaço verdes, oferecendo uma maior qualidade de vida.
A Ford incentiva de maneira regular o espírito empreendedor através de vários desafios colocados aos seus colaboradores. Este projecto foi desenvolvido por trabalhadores da Ford em Hong Kong.
"É uma questão de fazer a vida na cidade mais fácil. A possibilidade de combinar a tecnologia do veículo autónomo e eléctrico com drones para enviar encomendas de maneira mais fácil e rápida pode melhorar a vida de todo o mundo", assegurou Euishik Bang, um dos criadores do projecto.
A Ford planeia contar com um veículo completamente autónomo com nível 4 de sistema de condução autónoma em 2021, tal como aumentar a sua frota de veículos eléctricos.