O Shaman 8x8 é um veículo no superlativo. Pensado, desenvolvido e produzido na Rússia, é enorme nos seus 6.3 metros de comprimento, 2.5 metros de largura e 2,7 metros de altura, pesa cerca de 12 toneladas, o que equivale a dizer que só pode ser conduzido por alguém que tenha carta de condução para pesados.
O chassis de longarinas tem tudo a ver com os camiões, mas os quatro eixos são direccionais para tentar garantir alguma agilidade ao monstro. Os 145 cv do motor Iveco 3.0 diesel, com uns magros 350 cv de binário, apenas permitem atingir os 70 km/h. É pouco na estrada, mas já fazem algum sentido nos piores terrenos, o habitat natural do Shaman 8x8.
Ele pode subir rampas com 45 graus de inclinação e progredir em terrenos com 47 graus de inclinação lateral. Os 480 mm de altura ao solo e a altura da grelha dianteira, permitem-lhe afrontar cursos de água importantes. Quem quiser ainda mais pode optar por uma versão anfíbia.
O habitáculo é enorme e pode ter uma configuração com bancos corridos em posição longitudinal, ou bancos convencionais. Pode transportar até 12 pessoas e, curiosamente, o posto de condução é central, a exemplo do que acontece com o McLaren F1. É o único ponto de contacto entre um dos mais brilhantes super-desportivos de sempre e este mastodonte.
O sistema de navegação é primário, o ar condicionado obsoleto e os instrumentos do painel de instrumentos parem importados directamente dos anos 70. Mas, não se pode esperar muito mais de um modelo que, na Russia, tem um preço de 184 mil euros. Não é muito se olharmos para o volume, mas é caro para tão pouca tecnologia. Seja como for, é uma grande opção para quem quiser partir na rota dos piores caminhos do mundo, ou até por onde nem há caminhos….