O regresso do icónico Volkswagen Beetle como um modelo totalmente eléctrico é cada vez uma possibilidade para a marca de Wolfsburgo. A revelação foi feita por Klaus Bischoff, director de design da Volkswagen, em declarações à revista britânica "Autocar".
Esta possibilidade já tinha sido adiantada no final do ano passado por Herbert Diess, novo CEO do Grupo Volkswagen, que referiu que a flexibilidade da nova plataforma MEB permitia à fabricante alemã transformar em eléctricos alguns dos veículos icónicos da marca, entre eles o Beetle.
E se na altura isto foi visto como uma simples declaração de intenções do próprio Herbert Diess, agora percebemos que é uma ideia que está mesmo em cima da mesa à espera de aprovação. É que nestas declarações recentes aos "media" britânicos Bischoff não só revelou mais detalhes acerca deste hipotético Beetle eléctrico como até admitiu que já realizou alguns esboços no papel.
Tal como Diess já tinha admitido, é muito provável que este modelo recupere a distribuição mecânica clássica do Beetle, ou seja, motor e tracção traseira. A plataforma seria a MEB, como referimos acima, mas com uma distância entre eixos inferior à da versão de produção do ID hatchback Concept.
No papel, a ideia parece resultar, mas a avaliar pelo custo (ainda elevado) dos automóveis eléctricos, é seguro afirmar que a Volkswagen tentará assegurar um enorme volume de vendas com o I.D. Hatchback e com o I.D. Crozz antes de avançar para modelos mais específicos como este Beetle. O mesmo é dizer que esta ideia "tem pernas para andar", mas só deverá receber luz verde para produção "dentro de dois ou três anos", afirmou Bischoff.