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Bentley Continental GT3-R: da pista à estrada

10:45 - 27-08-2016
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Bentley Continental GT3-R: da pista à estrada
Bentley Continental GT3-R: da pista à estrada
O Bentley Continental GT3-R foi inspirado no modelo que a marca britânica do Grupo VW desenvolveu para a competição. O desporto automóvel faz parte do ADN da marca fundada em 1919 por Walter Owen Bentley, um engenheiro que criou motores para aviões e era um apaixonado pelos automóveis e pela competição.

Nos anos 20 e 30 do século passado eram adversários temíveis e os resultados falam por si: entre 1924 e 1930, os "Bentley Boys", como chamavam aos pilotos de carros britânicos, venceram cinco das sete edições das 24 Horas de Le Mans em que participaram.

A qualidade e reputação que a marca cimentou não foi suficiente para assegurar a sua rentabilidade e em 1931 foi adquirida pela Rolls Royce. Manteve o carácter desportivo mas foi sendo subalternizada. No final do século as duas marcas estavam em crise. A BMW assumiu a Rolls Royce e o Grupo VW comprou a Bentley em 1998, reinventando a marca de Crewe.

O Continental GT foi uma semente que deu frutos e continua a ser o ex-libris da "nova" Bentley que, graças ao apoio dos alemães, reuniu as conduções para regressar à competição. A tradição do passado voltou a ser uma realidade no presente com a aposta no desenvolvimento de um GT que desafia adversários com o peso da Lamborghini, Ferrari e McLaren. O sucesso não foi imediato, mas as vitórias começaram a surgir com alguma regularidade em competições como o Troféu Blancpain.

Em face destes resultados a Bentley decidiu contabilizar o sucesso desportivo com a realização de uma versão muito especial do Continental GT, desenvolvida com base no modelo de competição.

Bentley Continental GT3-R: da pista à estrada


Continental GT3-R

A carroçaria sofreu uma cura de emagrecimento e perdeu 100 kg face ao Continental GT V8 S. O motor bi-turbo de oito cilindros com quatro litros de cilindrada foi evoluído ao nível do sistema de gestão e a pressão dos turbos aumentou para garantir 580 cv de potência. A caixa automática ZF de oito velocidades tem relações curtas para vincar o carácter desportivo do GT3-R, que, apesar dos 2 195 kg de peso, é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. É o mais rápido dos Bentley, embora não seja o mais veloz. As relações curtas adoptadas na transmissão que liberta a potência para as quatro rodas impedem que este Bentley vá além dos 273 km/h.

FICHA TÉCNICA

MOTOR V8 bi-turbo
CILINDRADA 4 000 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 580 cv/6 000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 700 Nm/1 700 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 3,78 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 273 Km/h
0 a 100 Km/h 3,8 s
CONSUMO MÉDIO 12,7 l/100 Km
EMISSÕES DE CO2 295 g/Km

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