A competição foi fundamental para que a Bentley se estabelecesse como uma marca de prestígio e as 24 Horas de Le Mans tiveram um papel fundamental nesse percurso. Seguindo o lema de W.O. Bentley, fundador da marca –
"fazer um bom carro, um carro rápido, o melhor da classe" –, foi sobre vitórias retumbantes nas primeiras edições da mítica prova francesa que a marca britânica construiu a sua reputação.
E, curiosamente, reza a história que o próprio Bentley foi extramente céptico assistir à primeira edição da prova, em 1923, mas ficou totalmente conquistado quando viu um dos seus carros terminar na 4.ª posição. No ano seguinte, a Bentley conseguiria a primeira vitória, com um carro inscrito por um piloto privado. Mas W.O. Bentley percebera o potencial publicitário de Le Mans e apostou em equipas profissionais e em carros rápidos e sólidos para dominar por completo, com vitórias consecutivas entre 1927 e 1930 nas 24 Horas!
Um dos carros que participou nessa lendária história de sucesso, com os míticos "Bentley Boys", poderá tornar-se num dos carros mais caros deste ano, se atingir a fasquia dos sete milhões de dólares, como se espera, no leilão do Concurso de Elegância de Amelia Island, em Março.
Este Bentley 4½-Litre Le Mans Sport de 1928 não teve sorte no seu primeiro ano de vida, mas conseguiu pódios em 1929, com o 3.º lugar em Le Mans e o 2.º na Brooklands Double Twelve. Nesse no, foi um dos dois únicos carros de fábrica a obter dois pódios. É apresentado como
"um dos mais importantes Bentley existentes" e é designado por "Bobtail", devido à sua carroçaria específica, desenhada e construída pela Vanden Plas.
Este carro já foi alvo de dois restauros profundos e está num estado imaculado, tendo ainda toda a documentação que comprova a sua longa história. É também uma parte importante da história do desporto automóvel que aqui está, pois a Bentley foi a primeira marca a exercer um domínio inquestionável em Le Mans. Mesmo que W.O. Bentley dissesse que lhe bastava
"que os carros andassem às voltas em Le Mans numa solidão inglória, desde que o ‘Daily Mail’ lhes desse a primeira página na 2.ª feira de manhã"!...
Este carro bem pode ter aparecido numa dessas primeiras páginas. E, quase nove décadas depois, poderá voltar a fazer manchetes se, em Março, no leilão organizado pela Sotheby’s, bater os 7 milhões de dólares conseguidos pelo Jaguar E-Type Lightweight Competition vendido em Scottsdale, há cerca de uma semana…