Pesquisa
Actualidade

Bentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruído

14:18 - 10-08-2019
 
Bentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruído
Bentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruídoBentley que desapareceu na Segunda Guerra foi reconstruído

O único Bentley Corniche de 1939 desapareceu em França, durante a Segunda Guerra Mundial, e deixou sempre uma marca na fabricante britânica. Agora, muitas dezenas de anos depois, a marca de Crewe decidiu reconstruí-lo e encarregou a Mulliner, a divisão que trata das encomendas especiais da Bentley, de o fazer.

O trabalha foi concluído com sucesso e as imagens acima provam isso mesmo. Mas a primeira aparição pública só está marcada para o próximo mês de Setembro, no Salon Privé, para felicidade de todos os adeptos ingleses de automóveis clássicos.

Quando foi criado, o Corniche era uma espécie de versão de alto rendimento da berlina MkV. Representou uma enorme evolução em termos de imagem, por comparação com o que a marca de Crewe fez nos anos antes, e influenciou o desenho dos modelos do pós-guerra, como por exemplo o R Type Continental.

Criado em colaboração com o designer francês Georges Paulin e com a Carrosserie Vanvooren, o Bentley Corniche contava com um chassis bastante mais ligeiro, fruto do aço de menor grossura, com um motor do MkV melhorado e com uma nova caixa de velocidades. Em Brooklands, onde a Bentley o levou para os primeiros testes, chegou a superar os 160 km/h de velocidade máxima.

O desapareciendo em França

Depois dos testes no Circuito de Brooklands, o Bentley Corniche foi levado até França para uma série de testes de estrada, mas em Junho de 1939 sofreu um acidente com um autocarro e teve de regressar à oficina da Carrosserie Vanvooren, onde foi reparado.

Este trabalho de reparação só ficou concluído dois meses depois, já em Agosto, altura em que um piloto de testes da Bentley o levou de novo para Chateauroux, onde se estavam a realizar os testes de estrada. Mas a maré de azar do Corniche perseguiu-o e ele nunca chegou ao destino, já que antes saiu de estrada, embateu contra uma árvore e capotou.

A carroçaria e o chassis foram reparados em sítios distintos. Quando a carroçaria foi reparada e ficou pronta a enviar, foi levada até à cidade de Diepa, na costa francesa, para ser enviada para o Reino Unido. Porém, um erro administrativo no porto francês atrasou o seu envio e guardou-o durante o tempo de espera. A carroçaria nunca chegou ao seu destino, tendo sido destruída durante um bombardeamento na Segunda Guerra Mundial.

Reconstrução durou vários anos

O projecto de "renascimento" deste Bentley Corniche começou há vários anos atrás, por culpa dos voluntários das fundações WO Bentley Memorial e Sir Henry Royce Memorial. Ainda assim, a própria Bentley tomou conta do projecto em Fevereiro de 2018, com o próprio CEO da marca britânica, Adrian Hallmark, a exigir que o automóvel estivesse pronto a tempo das celebrações do centenário da marca, que se realizam este ano.

Tudo começou em 2001, quando Ken Lea, ex-director da Bentley, resolveu utilizar peças originais no projecto de recriação do Bentley Corniche. O projecto acabou por ficar sem fundos em 2008 e a Bentley Motors injectou, pela primeira vez, capital neste projecto. Seguiram-se os trabalhos na carroçaria e no chassis, mas os progressos foram sempre muito lentos. Foi então que Hallmark decidiu tomar as rédeas do projecto de forma oficial e ordenou que fosse a Mulliner a construi-lo.

Primeiro histórico da Mulliner

Este foi o primeiro projecto da Mulliner a ter um automóvel histórico como ponto de partida. A Mulliner recorreu aos esboços originais do Corniche para o voltar a construir. A carroçaria foi feita por completo com base nas especificações da original, mas todos os componentes mecânicos usados são originais do MkV e do Corniche.

Também a cor foi estudada pelo laboratório de pintura da Bentley para que fosse replicada até ao mais ínfimo detalhe. A Mulliner também se encarregou de procurar peles e acabamentos para o habitáculo que respeitassem aqueles que foram usados no modelo original.

Para que perceba o nível de detalhe que a Mulliner dedicou a este projecto, importa dizer que Gary Bedson, mestre carpinteiro da Mulliner, chegou a construir uma cabine de vapor para conseguir dobrar os pedaços de madeira das saídas de ventilação.

A estreia pública deste modelo vai acontecer no próximo mês de Setembro, no Salon Privé, no Palácio de Blenheim, no Reino Unido. A Bentley vai levar muitas estrelas ao evento, mas o Corniche será, seguramente, a maior. E neste caso nem faz sentido falar de preço, este Bentley Corniche tem um valor incalculável…

Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.