
















O único Bentley Corniche de 1939 desapareceu em França, durante a Segunda Guerra Mundial, e deixou sempre uma marca na fabricante britânica. Agora, muitas dezenas de anos depois, a marca de Crewe decidiu reconstruí-lo e encarregou a Mulliner, a divisão que trata das encomendas especiais da Bentley, de o fazer.
O trabalha foi concluído com sucesso e as imagens acima provam isso mesmo. Mas a primeira aparição pública só está marcada para o próximo mês de Setembro, no Salon Privé, para felicidade de todos os adeptos ingleses de automóveis clássicos.
Quando foi criado, o Corniche era uma espécie de versão de alto rendimento da berlina MkV. Representou uma enorme evolução em termos de imagem, por comparação com o que a marca de Crewe fez nos anos antes, e influenciou o desenho dos modelos do pós-guerra, como por exemplo o R Type Continental.
Criado em colaboração com o designer francês Georges Paulin e com a Carrosserie Vanvooren, o Bentley Corniche contava com um chassis bastante mais ligeiro, fruto do aço de menor grossura, com um motor do MkV melhorado e com uma nova caixa de velocidades. Em Brooklands, onde a Bentley o levou para os primeiros testes, chegou a superar os 160 km/h de velocidade máxima.
Depois dos testes no Circuito de Brooklands, o Bentley Corniche foi levado até França para uma série de testes de estrada, mas em Junho de 1939 sofreu um acidente com um autocarro e teve de regressar à oficina da Carrosserie Vanvooren, onde foi reparado.
Este trabalho de reparação só ficou concluído dois meses depois, já em Agosto, altura em que um piloto de testes da Bentley o levou de novo para Chateauroux, onde se estavam a realizar os testes de estrada. Mas a maré de azar do Corniche perseguiu-o e ele nunca chegou ao destino, já que antes saiu de estrada, embateu contra uma árvore e capotou.
O projecto de "renascimento" deste Bentley Corniche começou há vários anos atrás, por culpa dos voluntários das fundações WO Bentley Memorial e Sir Henry Royce Memorial. Ainda assim, a própria Bentley tomou conta do projecto em Fevereiro de 2018, com o próprio CEO da marca britânica, Adrian Hallmark, a exigir que o automóvel estivesse pronto a tempo das celebrações do centenário da marca, que se realizam este ano.
Tudo começou em 2001, quando Ken Lea, ex-director da Bentley, resolveu utilizar peças originais no projecto de recriação do Bentley Corniche. O projecto acabou por ficar sem fundos em 2008 e a Bentley Motors injectou, pela primeira vez, capital neste projecto. Seguiram-se os trabalhos na carroçaria e no chassis, mas os progressos foram sempre muito lentos. Foi então que Hallmark decidiu tomar as rédeas do projecto de forma oficial e ordenou que fosse a Mulliner a construi-lo.
Este foi o primeiro projecto da Mulliner a ter um automóvel histórico como ponto de partida. A Mulliner recorreu aos esboços originais do Corniche para o voltar a construir. A carroçaria foi feita por completo com base nas especificações da original, mas todos os componentes mecânicos usados são originais do MkV e do Corniche.
Também a cor foi estudada pelo laboratório de pintura da Bentley para que fosse replicada até ao mais ínfimo detalhe. A Mulliner também se encarregou de procurar peles e acabamentos para o habitáculo que respeitassem aqueles que foram usados no modelo original.
Para que perceba o nível de detalhe que a Mulliner dedicou a este projecto, importa dizer que Gary Bedson, mestre carpinteiro da Mulliner, chegou a construir uma cabine de vapor para conseguir dobrar os pedaços de madeira das saídas de ventilação.
A estreia pública deste modelo vai acontecer no próximo mês de Setembro, no Salon Privé, no Palácio de Blenheim, no Reino Unido. A Bentley vai levar muitas estrelas ao evento, mas o Corniche será, seguramente, a maior. E neste caso nem faz sentido falar de preço, este Bentley Corniche tem um valor incalculável…
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/