A Bentley Motors fez esta quinta-feira um ponto de situação do plano estratégico que lançou há quatro anos, agora revigorado como Beyond100+ e alargado até 2035 quando antes era até 2030.
Significa que o ciclo de vida dos actuais híbridos plug-in, como os novos Continental GT e Flying Spur, foi alargado até meados da próxima década, para então abraçar em definitivo o mundo 100% eléctrico.
Ponto a reter de imediato são os primeiros dados oficiais da estreia 100% eléctrica da construtora britânica… que não será sob a forma dum coupé nem sequer duma berlina.
Os menos distraídos não ficarão surpreendidos por esse modelo ganhar a configuração dum SUV de dimensões generosas, que a insígnia de Crewe tem a ousadia de apelidar como citadino.
É apenas um jogo de palavras cheio de ironia porque foi o próprio director executivo Frank-Steffen Walliser a explicar que será mais "pequeno" do que um Bentley convencional.
A pressupor-se que deverá ter menos de cinco metros de comprimento, o novo modelo dará origem a um novo segmento automóvel que a insígnia designa como Luxury Urban SUV.
O SUV Urbano de Luxo, na tradução portuguesa, será o primeiro duma nova linha de propostas híbridas plug-in ou 100% eléctricas, a ser lançada ao ritmo dum modelo por ano a partir de 2026.
Impossível de saber na apresentação virtual foi se o SUV será construído sobre uma plataforma específica ou se usará a mesma em que são montados os Porsche Macan ou Audi Q6 e-tron eléctricos.
Se se confirmar a segunda opção, por uma questão de custos, significa uma plataforma com arquitectura eléctrica de 800 volts, e baterias com 83 ou 100 kWh recarregáveis até 270 kW.
Também não fica de fora o uso de combustíveis sintéticos, com a Bentley Motors a trabalhar nesse campo em parceria com a Porsche.
E, para os amantes dos puros motores térmicos em modelos ultra-luxuosos, foi anunciada uma versão exclusiva do Bentayga mas sem serem avançados mais pormenores.
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