Pesquisa
Actualidade

Bloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/h

20:15 - 28-06-2016
  6
Bloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/h
Bloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/hBloodhoud SSC: quer chegar aos 1.600 km/h
O Bloodhound SSC é um projecto que procura ultrapassar todos os recordes de velocidade estabelecidos no planeta. O grande objectivo passa por ultrapassar a velocidade de 1.000 milhas horárias (cerca de 1.600 km/h), mas tal só deverá ser tentado em 2018. Antes, o programa visa chegar às 800 milhas (1.287 km/h).

O protótipo é um veículo-foguetão com 13,5 metros de comprimento, com um motor Rolls-Royce EJ200 a jacto, o mesmo que equipa os aviões de combate Eurofighter Typhon. No papel, este motor só poderá levar o Bloodhoud SSC às 650 milhas (1.046 km/h), pelo que é necessário algo mais.

O motor 5.0 V8 que equipa os modelos R da Jaguar é um auxiliar importante. Tem por missão bombear 40 litros de combustível por segundo para o motor a jacto. Esta combinação de motores permite garantir uma potência de 133.000 cv.

Os responsáveis pelo projecto, apoiado pela Jaguar, pensam que os 1.600 km/h podem ser atingidos ao fim de 55 segundos, mas serão necessários dois minutos na fase de desaceleração, aquela que mais preocupa os técnicos.

Aos comandos do Bloodhoud SSC vai estar Andy Green, um ex-piloto da Royal Air Force (RAF) e detentor do recorde de velocidade sobre a terra. Será o responsável por reduzir a velocidade de 1.000 para 800 milhas horárias, antes de activar um travão aerodinâmico, o que acontece em meros segundos. Quando a velocidade baixar para 600 milhas, será accionado um pára-quedas supersónico para reduzir a velocidade até um nível em que seja possível activar os travões e parar o veículo.

Tudo tem de ser muito rápido porque para homologar o recorde é necessário que o objectivo seja atingido em dois sentidos de marca e no intervalo de uma hora, o que exige uma capacidade de resposta da equipa de assistência, que terá que assistir e reabastecer o Bloodhoud SSC.

Os últimos testes estão a ser realizados para preparar o primeiro objectivo: chegar às 800 milhas horárias e bater o recorde que está nas 763 mph, o que deverá ter lugar ainda este ano num deserto na África do Sul.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.