John Surtees é o único piloto que foi campeão do mundo de motociclismo – quatro vezes com a MV Agusta - e de Fórmula 1 – em 1964, com a Ferrari, e isso faz dele um nome icónico no mundo do desporto e um dos maiores pilotos de sempre. Como tal, teve a oportunidade de conduzir algumas das máquinas mais radicais do seu tempo, pelo que é sempre interessante perceber qual os automóveis que escolheu usar fora das pistas.
Agusta pagou então uma parte e Surtees pagou o restante, sendo que os cerca de 3.400 euros que o 507 custou na altura equivalem a aproximadamente 80 mil euros nos dias de hoje. Uma verdadeira pechincha se tivermos em conta o facto de que um destes exemplares agora vale cerca de dois milhões de euros!
No total foram produzidas apenas 254 unidades de um modelo que surgiu numa altura em que a BMW ainda recuperava das consequências da II Guerra Mundial e se queria voltar a afirmar com uma fabricante de verdadeiros desportivos. Mas o seu preço elevado levou a que não fosse recebido como se esperava na Europa e a BMW acabou por se focar nas vendas nos Estados Unidos, onde este 507 impressionava quer pelas suas linhas dinâmicas quer pela sua performance.
Agora, pouco mais de um ano depois do falecimento de Surtees, este BMW 507 será leiloado pela Bonhams na próxima edição do Goodwood Festival of Speed, em Julho. Não sabemos por quanto será vendido, mas é certo que haverá muita gente disposta a cometer uma pequena loucura para o levar para casa!