A BMW acaba de apresentar a sua primeira moto autónoma, a BMW R 1200 GS. Pode parecer magia, mas a verdade é que este modelo da BMW Motorrad, criado pelo engenheiro Stefan Hans e a sua equipa, consegue arrancar, acelerar, curvar e parar sozinho, sem qualquer intervenção humana.
Apesar de incrível e de parecer algo saído de um filme de ficção científica, o objectivo da BMW não passa por criar uma moto totalmente autónomo. A ideia da marca de Munique é usar esta tecnologia como base para tornar as motos do futuro mais seguras, mais confortáveis e mais agradáveis de conduzir.
O objectivo para este protótipo é reunir informação extra para o desenvolvimento de uma tecnologia que possa auxiliar os motards em situações de risco como travagens bruscas, desequilíbrios ou transferências bruscas de massa entre os eixos.
Denominado ConnectedRide, este sistema composto por vários sensores não só consegue assumir o controlo total da BMW R 1200 GS como no futuro poderá assumir o controlo da situação em caso de perigo, reagindo bastante mais rápido que o condutor.
O funcionamento deste sistema é em tudo semelhante ao que um humano faz para manter o equilíbrio de um veículo de duas rodas. Primeiro alcança a velocidade mínima necessária para que o giroscópio do sistema mantenha a moto em equilíbrio e permita que acelere e curve. Depois, quando chega a hora de parar, o sistema acciona automaticamente o descanso e reduz a velocidade para poder parar e apoiar-se de forma segura.
Ninguém terá dúvidas em afirmar que este exercício da BMW é impressionante e que rapidamente terá efeitos práticos na segurança das motos de produção da marca de Munique.