É cada vez mais difícil surpreender na forma como se apresenta ou promove um automóvel, afinal já toda a gente viu tudo. Mas isso não impediu a BMW Itália de dar uma introdução única ao novo BMW X5, desenhado o icónico traçado de Monza num deserto de Marrocos.
A pista, que foi construída à escala 1:1 e tem 5,793 metros de perímetro, foi construída em Merzouga, uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara em Marrocos. Quer o comprimento quer o ângulo das curvas foram reproduzidos para serem o mais parecido possível com o circuito real, no norte de Itália, perto de Milão.
Para dar vida a esta ideia excêntrica (mas espectacular!) da BMW Itália foram necessárias duas semanas de trabalho e mais de 50 trabalhadores. A eles juntaram-se quatro bulldozers e quatro camiões que durante nove dias tiveram de mover 3.500 metros cúbicos de areia.
Na volta de estreia, o
novo BMW X5 foi guiado no circuito de Monza no Saara pela nova moto de endurance BMW R 1250 GS e mostrou que é o X5 tecnologicamente mais avançado que a BMW já construiu.
Graças ao sistema de suspensão activa no eixo dianteiro e traseiro, é possível variar a altura ao solo em 40 mm, sendo que o condutor ainda tem à sua disposição quatro modos de condução optimizados para "off-road": Areia, Pedras, Cascalho e Neve.
BMW criou pista de Monza no deserto para promover o novo X5
O novo BMW X5
já está à venda no nosso país e na fase de lançamento estará disponível nas variantes X5 xDrive40i, X5 xDrive30d e X5 M50d. O primeiro conta com um motor de seis cilindros em linha de 340 cv e 450 Nm de binário. Já o segundo é um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros e 265 cv, ao passo que o terceiro é um potente bloco seis cilindros de 3.0 litros com 400 cv de potência e 760 Nm de binário máximo.
Em 2019 surgirá no mercado nacional a versão híbrida iPerformance do X5, denominada X5 xDrive 45e, com 394 cv de potência e autonomia totalmente eléctrica de 80 quilómetros.
Preços:
X5 xDrive40i Auto – 89.000 €
X5 xDrive30d Auto – 94.950 €
X5 M50d Auto – 126.000 €