A BMW entregou esta quinta-feira, num evento exclusivo, as primeiras 18 unidades do novo BMW i8 Roadster, apresentado na última edição do Salão Automóvel de Los Angeles, em Janeiro deste ano. Estas unidades do desportivo híbrido fazem parte da edição especial "First Edition", limitada a apenas 200 unidades.
Tal como o novo i8, este Roadster sofreu uma evolução ao nível do motor e passou a contar com um sistema propulsor que combina um motor a combustão de 1.5 litros turbo de três cilindros com um motor eléctrico. O resultado é uma potência combinada de 374 cv, 143 dos quais "puramente" eléctricos.
Estes números permitem que o novo BMW i8 Roadster acelere dos 0 aos 96 km/h (60 mph) em 4,4 segundos e que chegue aos 250 km/h de velocidade máxima. No modo 100 por cento eléctrico acelera até aos 105 km/h e até aos 120 km/h no modo eDrive. Por seu turno, e graças ao aumento da capacidade da bateria – passou de 20 Ah para 34 Ah e de 7.1 kWh para 11.6, o i8 Roadster tem uma autonomia eléctrica fixada nos 53 quilómetros.
A mecânica das versões "First Edition" nada muda face ao modelo "normal", mas há vários detalhes a separá-las. Esta edição limitada a 200 unidades destaca-se pela placa comemorativa na consola central, pelas opções de personalização exclusivas do interior, pelos acabamentos em fibra de carbono exposta e pelo "potente" sistema de som "premium" com a assinatura da Harman Kardon.
O preço do BMW i8 Roadster no nosso país arranca nos 166 mil euros, pelo que se espera que o valor a pagar por uma destas 200 versões exclusivas seja ainda mais elevado.