Muito provavelmente, quando lançou em 2013 o BMW i3, nem mesmo a marca germânica esperaria que o seu primeiro modelo 100% eléctrico tivesse a robustez e fiabilidade que tem demonstrado nestes sete anos de vida.
Mas eis que começam a surgir os testemunhos de condutores que explicam as qualidades do modelo electrificado, em termos de quilometragem e de manutenção oficinal.
Um dos exemplos mais "surpreendentes" está nas mãos de Helmut Neumann, que já fez mais de 277 mil quilómetros ao volante do seu BMW i3… com os mesmos jogo de discos e pastilhas de travão com que o carro saiu do stand em 2014!
"Além do imenso prazer que tenho em conduzi-lo, o carro é extremamente económico", acrescentou Helmut Neumann, "quer no consumo de energia, quer na manutenção".
Com o preço de 30 cêntimos por kWh na Alemanha, significa que os custos de energia rondam os 3,90 euros por cada centena de quilómetros percorridos.
A única alteração feita no compacto electrificado foi aproveitar um programa de actualização da marca. Substituiu a bateria original de 60 amperes e 22 kWh de energia por uma de 94 amperes com 33 kWh de capacidade energética.
Foi o próprio director-geral da BMW Portugal, Massimo Senatore, a entregar-lhe um esboço original do modelo, assinado por Domagoj Dukec, à altura responsável pela equipa de design do compacto.
"Quando a BMW lançou o i3, decidi que era, para mim, o momento certo de avançar para a mobilidade eléctrica", explicou, na altura, João Gonçalves.
Desde então que faz todos os dias cerca de 250 quilómetros, batendo quase nos 260 quilómetros de autonomia diária que a bateria oferece.
Sete anos depois, e mais de 216 mil quilómetros percorridos com o compacto, ainda equipado com a bateria original mas com extensor de autonomia, Leif Carlsson continua a desfrutar do equilíbrio ideal entre prazer de condução e sustentabilidade ambiental.
Em Março do ano passado, trocou-o pelo novo modelo equipado com a bateria de 42,2 kWh e 120 amperes, tendo já percorrido com ele mais de 25 mil quilómetros.
Para a BMW, a "defesa" do seu i3 está mais do que assegurada, ao confirmar que o modelo irá manter-se em produção até 2024. E, como a capacidade da bateria está longe de estar esgotada ao chegar aos 100 mil quilómetros, a marca alargou a sua garantia para oito anos ou 160 mil quilómetros percorridos.
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