A BMW está a contratar peritos em inteligência artificial e em robótica para desenvolver a próxima geração de automóveis, anunciada pelo protótipo Vision Next 100, e que a marca pretende começar a lançar, com um novo topo de gama, em 2021. O construtor de Munique quer alterar o seu foco, a médio/longo prazo, para veículos eléctricos, condução autónoma e serviços "premium" de mobilidade personalizada.
O seu presidente, Harald Krueger, mostra-se fascinado com os avanços que a inteligência artificial tem feito e pretende introduzi-la numa futura geração de automóveis, de forma a que eles percebam até a disposição do condutor e se adaptem!
Dois episódios conquistaram Krueger para estes carros… humanóides: a vitória de um software da Google sobre o melhor jogador de Go – um jogo chinês mais complexo que o xadrez –, com movimentos que os humanos nunca tinham imaginado em 25 séculos de jogo!; e o "robot" humanóide Pepper programado para fazer companhia a idosos.
"Já imaginaram entrar no vosso carro e ele perceber mais rápido que a vossa esposa se estão bem ou mal dispostos?", interrogou num discurso em que defendeu a introdução da inteligência artificial e até… emocional nos automóveis. E tranquiliza quem se assusta com estas coisas:
"Isto não é uma ameaça mas uma fabulosa oportunidade de tornar a mobilidade mais versátil. Algo sem esforço, sempre disponível e adaptável a cada um de nós".
Harald Krueger salientou, aliás, que a velocidade a que a tecnologia está a avançar está já a alterar os "players" do mercado automóvel.
"Os nossos concorrentes sempre foram a Mercedes, Audi e Porsche. Mas agora começamos a olhar para novas marcas como a Tesla ou a Faraday Future [empresa da Califórnia que também quer produzir uma gama completa de automóveis eléctricos],
empresas que ninguém conhecia há dez anos! E, claro, a Google, a Apple ou a chinesa Alibaba. Isto mostra o quanto a nossa indústria está a mudar!".