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A BMW continua a fazer-nos água na boca mostrando-nos aos poucos o novo Série 8 que poderá destapar no início de Março, no salão de Genebra. Porque, de facto, o carro está tão perto de ser dado como pronto e já foram mostradas tantas imagens com leve camuflagem que deixa adivinhar as suas formas – além de algumas imagens sem qualquer disfarce que escaparam para a Net… – que já só falta mesmo baixar o pano e mostrar o Série 8 em todo o seu esplendor.
O mais recente "aperitivo" foi um vídeo e uma série de imagens (a que juntamos mais algumas do Série 8 Concept...) de uma última sessão de validação realizada no vasto complexo de pistas que constitui o Centro Europeu de Testes de que a Bridgestone dispõe em Aprilia (Itália), a poucos quilómetros de Roma. Aí, a BMW utilizou quer a pista sinuosa ideal para testar o comportamento dinâmico do Série 8, quer o enorme traçado oval para atingir as velocidades máximas para que o novo coupé da marca de Munique estará preparado.
Trata-se de uma pista oval com 4 km de extensão e, em cada extremo, duas curvas com enorme inclinação que permite que o carro ali passe a velocidades muito elevadas. As rectas têm quatro faixas e um dos mais curiosos sinais de trânsito do Mundo: um de proibição de circular a mais… de 250 km/h! Há ainda uma gigantesca área asfaltada, conhecida pelo "lago negro", onde se podem fazer inúmeros ensaios ou apenas… imagens bonitas.
O carro em testes, já praticamente a versão de produção, serviu para que os técnicos da BMW optimizassem a sua dinâmica em vários tipos de superfície, aproveitando a oval para experimentarem a aerodinâmica a alta velocidade e a estabilidade direccional. Ou seja, o Série 8 já está na fase a que, em competição, se apelida de "fine tuning", ou seja, as últimas afinações de pormenor, para o aprontar para o lançamento comercial que ocorrerá ainda este ano.
"Este teste sob as mais duras condições mostrou-nos que estamos na direcção certa em relação ao objectivo que temos para o BMW Série 8 Coupé", referiu Klaus Frohlich, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da BMW. "Os valores que já atingimos na dinâmica do veículo são impressionantes. Os nossos clientes e fãs podem esperar um automóvel verdadeiramente desportivo".
As versões, digamos, "normais" do Série 8 estão a ser desenvolvidas em paralelo com o M8 – que foi apresentado, também sob camuflagem, durante as 24 Horas do Nürburgring do ano passado –, versão que serve de base para o carro de competição que tem este fim-de-semana a sua primeira prova de fogo: o BMW M8 GTE vai fazer a sua estreia nas 24 Horas de Daytona, como importante ensaio geral para o grande objectivo que é, em Junho, lutar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans, nessa altura com o português António Félix da Costa ao volante de um dos carros germânicos!