Dirk Hacker, vice-presidente da BMW e responsável pela Divisão M, admitiu que a marca de Munique está pronta para criar uma alternativa ao
Mercedes AMG Project One, se for dada luz verde para esse projecto.
A Mercedes esteve em foco no último Salão Automóvel de Frankfurt com o Project One que impressionou pelo arrojo da forma, com as performances anunciadas e com o preço para lá dos dois milhões de euros.
O híper-desportivo de Estugarda deverá chegar ao mercado em 2019 com uma unidade de energia derivada da utilizada na Fórmula 1, aliando um bloco V6 turbo de 1.6 litros com vários motores eléctricos, que permitem garantir uma potência conjunta que vai ultrapassar os 1.000 cv.
Dirk Hacker admitiu que gostaria de realizar um híper-carro e que ele poderia ser feito, mas admite que a BMW tem outras prioridades.
"A marca está mais focada no futuro da mobilidade do que na produção de um híper-carro, mas se for tomada a decisão de produzi-lo podemos fazê-lo sem qualquer problema".
O Vision Concept, apresentado como a imagem dos novos caminhos do design da marca de Munique, poderia ser a base para um projecto deste tipo. Não nos podemos esquecer que o actual i8 nasceu vários anos antes como um arrojado estudo de estilo e que, na altura, parecia condenado a viver apenas nos salões automóveis de todo o mundo.
BMW M está pronta para criar um rival do Mercedes AMG Project One
Dirk Hacker admite que um super-desportivo electrificado poderia ter grande apelo, mas nega que a BMW tenha algum plano nesse sentido. Mas tal como acontece no futebol, nos automóveis o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira…
Mas uma coisa é inquestionável. A BMW aposta forte na electrificação em todas as áreas e sabe-se que contactou várias equipas de ponta (até na Fórmula 1) com "know how" na competição, para avaliar a possibilidade avançar com um LMP 1 com vista a um regresso às 24 Horas de Le Mans, mas parece ter-se assustado com os custos e apontou para num patamar inferior.
A curto prazo, a aposta passa pelo
BMW M8 GTE, que vai competir na categoria GT das maiores provas de resistência do mundo, nomeadamente em Le Mans. A Fórmula E é a outra prioridade da marca de Munique para a sua presença na competição. É uma forma de consolidar a estratégia de electrificação dos modelos de série. Não podemos esquecer que a BMW anunciou que irá contar com 25 modelos electrificados até 2025…