Chame-se-lhes SUV, de Sport Utility Vehicles, ou SAV, de Sport Activity Vehicles, como a marca mais gosta, a BMW já tem as nomenclaturas dos seus "X" todas ocupadas até ao 6! Desde o enorme sucesso que tem constituído o compacto X1 até ao grande e desportivo X6, passando pelo
confirmadíssimo X2 esperado para 2018, já não há espaço para modelos novos… a não ser para cima.
E é o que a marca de Munique parece estar a preparar, com o maior SUV da sua gama a que poderá chamar, seguindo a lógica, de X7 aproveitando até o facto de oferecer uma versão com sete lugares. O grande SUV de Munique – que já se encontra em testes dinâmicos, pelo menos desde o início do ano – utilizará a plataforma do novo Série 7 e também deverá ser disponibilizado numa variante superluxuosa de apenas… quatro lugares!
Pensado, primordialmente, para os mercados norte-americano e chinês (mas disponível também na Europa, claro), o BMW X7 será construído na fábrica norte-americana de Spartanburg e, com as duas versões diferentes, atacará em duas "frentes" distintas. A variante de sete lugares rivalizará com o Mercedes GLS e com os Range Rover, enquanto a versão de superluxo, bastante mais cara, já se quer "atirar" ao
Bentley Bentayga e às
versões mais exclusivas do Range Rover.
A preparação deste BMW X7 não é segredo nenhum, tendo sido assumida por Ian Robertson, responsável de vendas e "marketing" da BMW, em Março passado, no salão de Nova Iorque. Na altura, revelou que o X7 não chegará antes de 2018 (ou até talvez no início de 2019)
"mas está já em fase de desenvolvimento". As fotos que vão povoando a Internet provam-no e, embora o carro esteja ainda coberto com forte camuflagem, já é evidente a diferença de formas para o X5, em especial na traseira.
Na altura, Ian Robertson explicou com algum detalhe o que a BMW deseja fazer com o X7:
"Terá poucas semelhanças com o X5, não é uma versão longa do X5. Será muito diferente, quisemos que tivesse a sua própria identidade. E também faremos uma versão muito luxuosa, pois queremos fortalecer a nossa posição no topo da nossa gama, onde as taxas de lucro são mais elevadas".
O BMW X7 deverá, assim, aparecer no mercado quase em simultâneo com outro SUV de luxo muito esperado vindo também do Grupo BMW: o Rolls-Royce Cullinan, o primeiro SUV da lendária marca de luxo com o qual, no entanto, o X7 partilhará muito poucos componentes, além de algumas partes mecânicas, nomeadamente a nível da transmissão.
Espera-se que o X7 venha a receber os motores que equipam o actual Série 7 (seis e oito cilindros), não sendo de descartar nem uma versão de topo com um poderoso V12, nem uma variante híbrida "plug-in" que é quase obrigatória, nos dias que correm…