No final da última semana a BMW apresentou ao mundo o novo BMW Série 8 nas versões Coupé 840d xDrive e M850i xDrive. O primeiro conta com um motor diesel de seis cilindros em linha que debita 320 cv e o segundo é alimentado por um bloco V8 que produz 530 cv de potência.
Quando chegar ao mercado este modelo estará na base de uma gama composta por três tipos de carroçaria: Coupé, Cabriol e berlina de quatro portas. O mesmo é dizer que com versões tão distintas este Série 8 vai apontar a mira a vários rivais. Ainda assim, e olhando para o mercado actual, o principal adversário deste modelo é o Mercedes Classe S Coupé, nomeadamente o S560 4MATIC Coupé, modelo muito idêntico a este M850i xDrive.
Quer pelas dimensões da carroçaria quer pelo nível de performance quer mesmo pelo desenho exterior, estes dois modelos têm muito em comum. O Mercedes mede 5.032 mm de comprimento, 1.899 mm de largura, 1.411 mm de altura e pesa 2.135 kg. Já o BMW pesa 1.890 kg, mede 4.851 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.346 mm de altura.
Contas feitas, o BMW é ligeiramente menor que este Mercedes mas apresenta linhas exteriores mais vincadas e um "look" genericamente mais agressivo. Porém, a carroçaria coupé de duas portas com um terceiro volume traseiro é comum aos dois modelos, ainda que a linha de tejadilho do modelo da marca de Munique comece a cair um pouco mais à frente.
Este detalhe garante uma imagem vincadamente mais desportiva ao BMW, mas tem efeitos nos lugares traseiros, ligeiramente mais apertados do que no Mercedes Classe S Coupé. No que ao habitáculo diz respeito, o BMW apresenta um desenho funcional e desportivo, mas é o coupé da marca de Estugarda que transmite uma maior sensação de luxo.
No campo da mecânica a vitória é da BMW. Ambos os modelos são alimentados por blocos V8 turbo. O da Mercedes é de 4.0 litros e debita 469 cv e 700 Nm. O da BMW é de 4.4 litros e debita 530 cv e 750 Nm de binário. Estes números têm reflexos nas prestações de ambos os modelos, já que o M850i acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e o S560 Coupé em 4,6 segundos.
A relação peso/potência é favorável ao modelo da marca de Munique, pelo que estes números não são surpresa. Estamos a falar de 245 quilos a menos e de mais 61 cv e 50 Nm. Porém, há um campo em que estes modelos se anulam um ao outro. Falamos da velocidade máxima, limitada electronicamente aos 250 km/h por BMW e por Mercedes.
Resta agora saber quem ganha no comportamento em estrada. É que se por um lado já tivemos oportunidade de conduzir o novo Mercedes Classe S Coupé, ainda não experimentámos o novo BMW Série 8 em estrada.